quali nutri consultoria

quinta-feira, 14 de abril de 2011

Alimentação equilibrada e qualidade de vida

A alimentação é um componente essencial para uma boa qualidade de vida. Quando ingeridos de forma adequada, os alimentos são capazes de influeciar o funcionamento do organismo como um todo, além de atuarem sobre o humor, disposição e memória. Para alcançar uma alimentação equilibrada é necessário manter algumas práticas:
• VariedadeNenhum alimento é completo em todos nutrientes. Cada um possui maior quantidade de um nutriente, o que muitas vezes é demonstrado por sua coloração. Por exemplo: os alimentos amarelos, vermelhos e alaranjados são ricos em vitamina A, carotenóides e vitamina C, já os alimentos verde-escuros são ricos em ácido fólico, magnésio e vitamina K. Assim, procure sempre montar um prato colorido.
• Fracionamento
Já é comprovado que o fracionamento em 5 a 6 refeições por dia está associado a um melhor funcionamento do metabolismo e da digestão, promovendo maior saciedade e por consequência menor peso. Para isso, é indicado realizar, entre as grandes refeições, pequenos lanches de forma que a ingestão seja realizada a cada 3 a 4 horas. Vale ressaltar que é importante estabelecer horários regulares para as refeições.
• Inclua sempre grãos, vegetais e frutasProcure sempre manter em suas refeições a presença destes alimentos pois são ricos em fibras, vitaminas e minerais, que auxiliam na produção de energia, funcionamento intestinal, prevenção de doenças cardíacas, diabetes e câncer.
• Reduza o consumo de gorduraSubstitua as gorduras saturadas (encontradas em carnes, ovos, lacticínios, manteiga e banhas) e trans (presente nas gorduras hidrogenadas encontradas em salgadinhos de pacote, batata frita, margarinas, pipoca de microondas, bolachas recheadas) pelas gorduras de boa qualidade monoinsaturadas (azeite, abacate, amendoim) e poliinsaturadas (peixes, óleos vegetais, sementes).

Nenhum comentário:

Postar um comentário