quali nutri consultoria

sexta-feira, 22 de abril de 2011

Nutricionista dá dicas para quem não resiste às delícias da Páscoa

A recomendação é comer e beber com moderação, além de procurar os alimentos mais saudáveis


Vinho, bacalhau, chocolate... Nesta época, muita gente acaba exagerando nas comidas típicas da Páscoa. Mas é preciso ter cuidado: a Semana Santa termina, mas os quilinhos extras permanecem. Por isso, os especialistas recomendam comer e beber com moderação.

De acordo com a nutricionista Graça Albuquerque, a quantidade indicada para ingerir chocolate é de 30 a 50g. “A dica é comer o chocolate sempre depois do almoço, que é uma grande refeição, porque o teor de fibras diminui a absorção da gordura”, orienta.

Graça recomenda atenção especial para as crianças, que acabam comendo o ovo de Páscoa todo de uma só vez. “Tem que guardar, comer aos pouquinhos, sem pressa, para não acumular gordura e ficar com quilinhos extras”, conta.

São tantos tipos de chocolate que fica até difícil escolher. Para a especialista, o ideal é optar por um com maior teor de cacau. “Consumir o que tem 70% de cacau, porque contêm flavonoides, que é antioxidante e protege o coração. E tem serotonina, que causa bem estar”, explica.

Os demais tipos, segundo ela, não são muito indicados, pois contém muita gordura. “O chocolate branco tem muita manteiga de cacau, então não é muito bom. Já o ovo de chocolate ao leite, é feito por leite em pó e açúcar”, diz.

Quem acha que comprando um chocolate diet está fugindo das gordurinhas está muito enganado. Graça explica que esse tipo é indicado para diabéticos, pois não contém açúcar. “Ele é específico para o público diabético, porque ele tira o açúcar e coloca adoçante e gordura. Por isso engorda mais”.

Outra delícia da Semana Santa é o vinho. Tinto, suave, branco... Não é preciso resistir e sim, moderar. Para quem não abre mão dessa bebida, a nutricionista dá uma dica: “Comer fibra solúvel meia hora antes de beber diminui a absorção do álcool”. Essa fibra pode ser comprada em farmácias.
Para quem exagerou na dose, Graça Albuquerque recomenda uma boa alimentação e muita hidratação. “Tentar se alimentar bem, de 3 em 3 horas, tomar dois copos de água por dia, tentar tomar um suquinho, de limão com gengibre... Porque ajuda a digerir melhor os alimentos consumidos com excesso na Páscoa”, diz.


FONTE : Globo Nordeste

Nenhum comentário:

Postar um comentário