quali nutri consultoria

sexta-feira, 15 de abril de 2011

TPM (Tensão Pré-Menstrual) – O que comer?

Beba muita água. A água pode contribuir para a prevenção da retenção de líquidos e ajuda a eliminar toxinas e, conseqüentemente, pode ajudar a amenizar aquele inchaço no corpo. Hidrate-se bastante!

Diminua o sal! Isso mesmo! O excesso de sal aumenta a retenção de líquidos no corpo! Isso deve ser seguido em toda alimentação durante toda a vida. Excesso de sal não faz bom nem para quem não tem TPM.


Chá preto ou mate, café e refrigerantes devem ser eliminados do cardápio. São ricos em xantinas, que são substâncias que agravam a irritabilidade e as alterações de humor. Fique um tempo sem essas bebidas!
 
Coma soja! Segundo especialistas, pode contribuir para diminuir a dor nas mamas e a sensação de “peso” na pelve devido ao fato de conter isoflavona.


Tenha magnésio na sua alimentação. Segundo essa mesma pesquisa da Universidade de Massachusetts, esse mineral pode reduzir a ansiedade, irritabilidade e também a retenção de líquidos. Ele pode ser encontrado nas verduras de folhas verde-escuras, frutos do mar, nozes, amêndoas, castanha, soja, cereais integrais, damasco, abacate, melão. Sabia que aquele “chocolatinho” delicioso também possui magnésio? Você pode até inserir no seu cardápio, mas só um pouco! Coma com limites (como sobremesa, após uma refeição, só um pouco!). Não se pode esquecer das gorduras, da cafeína que o chocolate possui e que piora os sintomas da TPM. Coma só um pedacinho! Nada de “cair de boca” no chocolate. Você também pode comer barras de cereais com chocolate que são consideradas mais saudáveis.

Coma saudável! A dieta para ameninar os efeitos da TPM acaba “caindo” em uma alimentação rica em fibras, que é totalmente importante para o bom funcionamento do intestino. É importante ressaltar que o intestino é responsável, em grande parte, por eliminar algumas toxinas do corpo, inclusive aquelas que agravam a TPM. Tenha uma alimentação saudável! Faz bem para amenizar a TPM, faz bem para o corpo e para a mente! Coma saudável!







Nenhum comentário:

Postar um comentário