quali nutri consultoria

terça-feira, 31 de maio de 2011

DIABETES

Aprenda a estabilizar os níveis de açúcar no sangue e emagreça

A regra é básica. Se deseja emagrecer evite alimentos com alto IG (índice glicêmico). De quebra você também estabiliza os níveis de açúcar no sangue. O IG pode ser encontrado em alimentos como o açúcar e o arroz branco, na farinha de trigo refinada, na batata, mandioca (aimpim), beterraba, abóbora, pipoca e frutas muito doces com uva, manga, uva-passa.

Se não conseguir cortar esses alimentos, experimente reduzi-los de sua dieta. Agindo assim será possível eliminar até 2 quilos por semana. E ainda diminuir a fome e evitar o diabetes. É que esses alimentos, se consumidos em demasia, se transformam rapidamente em açúcar no sangue, fazendo com que o hormônio que processa a glicose, a insulina, seja lançado por todo o organismo numa grande quantidade.

Quando não consegue resistir ao açúcar, deve procurar combiná-los com outros nutrientes que ajudam a reduzir a velocidade com que a glicose chega ao sangue. Troque o pão branco pelo pão integral, a carne vermelha pela branca ou pela carne magra (sem gordura), as frutas muito doces por castanhas.

segunda-feira, 30 de maio de 2011

Dieta para viver muito

Acrescente frutas, grãos e iogurtes a sua dieta e viva mais e melhor

Todo mundo busca saúde e vida longa. Mas a fonte da juventude pode estar ao nosso alcança se dominarmos alguns segredos da boa alimentação. Muitos alimentos ajudam a prolongar a vida e a saúde e devem estar sempre presentes em nossa mesa. São eles:

Alho – Seu consumo diminui os níveis de açúcar no sangue e é excelente no tratamento de gripes e resfriados porque combate bactérias e fungos, fortalecendo as defesas do organismo.

Nozes – Seu consumo reduz o colesterol ruim, impede a formação de coágulos no sangue e deixa ossos e dentes mais fortes.

Castanha do Pará – Seu consumo retarda a velhice e aumenta a imunidade por conter selênio e vitamina C. Também diminui as doenças cardíacas e equilibra o hormônio da tiroide.

Linhaça – Seu consumo baixa o colesterol ruim

Iogurte – Seu consumo equilibra a flora intestinal e previne infecções.

Frutas – Entre as melhores está a maçã. Seu consumo ajuda a previnir o câncer no pulmão, fígado e estômago por ser rica em quercetina, substância que possui a capacidade de anular os radicais livres, moléculas que prejudicam as células. Por ser calmante, a maçã ajuda a dormir melhor. Frutas vermelhas como amora, framboesa e morango têm flavonoides, substância recomendada para prevenir câncer, inflamação e alergias. Já a manga tem muito betacaroteno, o que evita a catarata e protege o pulmão de infecções .


sábado, 28 de maio de 2011

Chá verde

A bebida também protege contra demência e contra vários tipos de câncer

O chá verde virou o grande aliado das dietas de perda de peso. Por ser rico em cafeína, ele ajuda a aumentar a temperatura do corpo, aumentando assim a ação termogênica e a liberação de ácidos graxos das gorduras. Mas, além de ajudar a emagrecer, a bebida também ajuda a proteger o cérebro de certos tipos de demência, entre elas o Alzheimer e a vários tipos de câncer. Os novos benefícios do chá verde foram divulgados no jornal cientifico “Phytomedicine” e é baseado em estudos recentes de cientistas da Universidade de Newcastle, na Austrália.

A pesquisa foi realizada com o objetivo de descobrir as formas com que o chá verde protege a saúde humana. Descobriu-se que a bebida ajuda a equilibrar as funções do metabolismo e facilita a eliminação de toxinas.Nem todos os alimentos, mesmo os ricos em vitaminas e minerais, são bem aproveitados pelo sistema digestivo. Mas as substâncias do chá verde são potencializadas durante a digestão, porque são quebradas em centenas de moléculas menores, ficando mais potentes contra o Alzheimer. Os polifenóis, poderosos antioxidantes do chá verde, possuem propriedades neuroprotetoras, impedindo que as substâncias que tem papel chave no desenvolvimento da doença, se fixem no cérebro.

As propriedades do chá também têm ação contra tumores o que ajuda no combate ao câncer.

Por Yasmin Barcellos

quarta-feira, 25 de maio de 2011

SERVIÇOS PRESTADOS PELA QUALI NUTRI

Oferecemos assessoria e consultoria nutricional para restaurantes comerciais, bares, lanchonetes, empresas de alimentos, escolas, supermercados ,panificadoras, fabricas e hotéis.
Os nossos serviços são diferenciados e vão de acordo com a necessidade e objetivo de cada cliente e estabelecimento.
Oferecemos desde elaboração do Manual de Boas Práticas, treinamentos e capacitação dos funcionários, elaboração de cardápio e diversos outros serviços. Com o objetivo de: Aumentar a segurança e a qualidade dos alimentos produzidos, preparar o setor produtivo para atender as exigências de mercado relacionadas a segurança e a qualidade dos alimentos ,bem como minimizar  perdas dos alimentos gerando com isso aumento nos lucros.
Serviços Oferecidos:
Elaboração de Cardápios saudáveis, sofisticados, nutritivos, orgânicos e personalizados para eventos;
Elaboração de Fichas Técnicas de medidas e custos;
Informação e Cálculo Nutricional das receitas;
Desenvolvimento e Implantação do Manual de Boas Práticas;
Treinamento de equipe operacional;
Implantação dos procedimentos operacionais padrão (POP´S)
Treinamento de Funcionários: manipulação correta dos alimentos de acordo com normas obrigatórias: oferecemos aulas teóricas e práticas.
Elaboração de Check List e planilhas de controle;
Controle e supervisão de desperdício;
Abaixo segue exemplos dos serviços oferecidos:
Fichas Técnicas:
Elaboração das fichas técnicas de cada receita do cardápio. A função da ficha técnica é a padronização das receitas referente a custo, porcionamento, modo de preparo, apresentação e rendimento. Com as fichas técnicas é possível elaborar o preço, o custo e manter a qualidade de todas as receitas.
Elaboração de dois tipos de fichas técnicas:
1- ficha técnica administrativa – possibilita o cálculo de custo dos pratos;
2- ficha técnica operacional – receituário com foto, possibilitando o  padrão nos preparos.
Conteúdo das fichas técnicas:
Os ingredientes utilizados;
Quantidade e as unidades de medida caseira e medida padrão dos ingredientes;
Rendimento dos ingredientes (cálculo de perda na manipulação, PB e PL);
Preço individual do ingrediente;
Custo total da preparação;
Custo por porção;
Controle de Sobras e Desperdício;
Peso padrão da porção;
Modo de preparo e tempo de preparação;
Foto do prato montado.
Manual de Boas Práticas:
Elaboramos e Implantamos o Manual de Boas Práticas na Operação e Serviços personalizado para cada estabelecimento, onde constarão todos os procedimentos e normas relacionados à higiene (pessoal, ambiental e dos alimentos), manutenção dos recursos disponíveis, armazenamento de alimentos, recebimento de mercadorias, como fazer e aplicar os procedimentos padrões, bem como aspectos relacionados à segurança do trabalho. No Manual de Boas Práticas constará também: controles relacionados à manutenção da segurança alimentar (pontos Críticos de Controle – PCCs), preconizados pelo HACCP- (Análise de Perigo e Pontos Críticos de Controle).
Treinamento e acompanhamento de todos os manipuladores dos alimentos;
Possuímos uma equipe de nutricionistas que realiza  palestras de manipulação de alimentos , de acordo com normas vigentes da Vigilância Sanitária ( ANVISA ).
Treinamento de Boas Práticas para os manipuladores dos alimentos;
Treinamento de Higiene Pessoal;
Treinamentos sobre manipulação de alimentos ,higiene sanitária ,educação sanitária;
Treinamento da equipe de cozinha para a execução do cardápio criado;                                             
Treinamento dos garçons para o melhor atendimento as clientes;


Conhecendo os Alimentos

Mexa-se para evitar o estresse

Atividades físicas ajudam a combater o mal que se tornou comum na vida de todos

As pressões e os desafios no trabalho, o trânsito cada vez pior, a violência urbana, problemas em família, falta de dinheiro são questões cada vez mais comuns e presentes na vida de todos nós.

Tudo isso, aliado a uma falta de consciência da necessidade de se criar hábitos saudáveis, como se alimentar bem, dormir o suficiente e praticar atividades físicas contribuem para que o estresse afete um número cada vez maior de pessoas.

Em um nível elevado, o estresse produz efeitos nocivos na vida emocional e profissional do ser humano. Diversas pesquisas indicam que, quando excessivo, o estresse pode levar a dificuldade de concentração, cansaço mental, indiferença emocional, agressividade, incapacidade de relaxar, perda de memória imediata e apatia. Pode também prejudicar a criatividade e a produtividade, provocar crises de ansiedade, depressão, diminuição da libido e problemas orgânicos, afetando o sistema imunológico e prejudicando o bom funcionamento das defesas do corpo.

Diversos estudos científicos comprovam os benefícios para o organismo proporcionados pela prática regular de atividade física e que ela ajuda a combater o estresse. A concentração necessária para a prática do exercício ajudam as pessoas que o praticam a se desligarem por algum tempo das preocupações e angústias. O ato de se exercitar produz ainda uma série de benefícios psicofisiológicos por meio da liberação de certos hormônios produzidos pelo organismo. A adrenalina (epinefrina) age na redução do estresse, o cortisol atua como anti-inflamatório, o glucagon aumenta a quantidade de glicose no fígado, o GH (hormônio do crescimento) transmite bem-estar e a endorfina produz a sensação de prazer e melhora a qualidade do sono. Por isso não fique parado.

Os exercícios, além de fazerem bem ao corpo, também fazem bem para a mente. Diminuem a ansiedade e a depressão, melhoram o humor, aumentam a sensação de bem-estar e elevam a autoestima.

O que você está esperando para começar a se mexer?

Por Yasmin Barcellos

segunda-feira, 23 de maio de 2011

Gorduras do bem

Seu consumo gera benefícios para a saúde

A palavra gordura na alimentação remete logo as consequências ruins que o consumo exagerado traz para o organismo, principalmente para o coração. Só que existem as chamadas gorduras do bem que geram benefícios para a saúde e não devem ser evitadas.

As gorduras desempenham importantes funções, como o transporte de nutrientes e vitaminas, ação isolante contra o frio e até mesmo a redução da fome, pelo retardo do esvaziamento do estômago, gerando a sensação de saciedade por mais tempo. Ela gera energia para nosso organismo, sendo combustível fundamental para quem pratica atividade física regular. Quando a gordura está em falta, nosso corpo acaba usando as proteínas para produzir energia, resultando na perda muscular da chamada massa magra.

O importante é saber diferenciar as gorduras que são benéficas, das que causam prejuízos a nossa saúde. Gorduras do bem são as não saturadas, ou insaturadas, presentes em fontes vegetais como azeite de oliva e de amendoim, nozes, amêndoas, castanhas, linhaça, coco, açaí, chocolate amargo, abacate, além de ômega 3 e 6. A ingestão dessas gorduras saudáveis ajudam a melhorar a circulação sanguínea e a imunidade, ajuda a normalizar os processos inflamatórios, diminui o colesterol ruim (LDL) e ajuda a conservar o bom (HDL).

MANIPULAÇÃO DOS ALIMENTOS (HIGIENE)



Manipulação de alimentos:
Higiene é fundamental para prevenir a intoxicação alimentar.
Para proteger a saúde da população contra doenças provocadas pelo consumo de alimentos contaminados.
São práticas de higiene que devem ser obedecidas pelos manipuladores desde a escolha e compra dos produtos a serem utilizados no preparo do alimento até a venda para o consumidor. O objetivo das Boas Práticas é evitar a ocorrência de doenças provocadas pelo consumo de alimentos contaminados.



O que é contaminação?
Normalmente, os parasitas, as substâncias tóxicas e os micróbios prejudiciais à saúde entram em contato com o alimento durante a manipulação e o preparo dos alimentos. Esse processo de contágio do alimento é conhecido como contaminação.
A maioria das DTA está associada à contaminação de alimentos por micróbios prejudiciais à saúde.
Saiba mais...
Contaminação por parasitas
Os parasitas como ameba, giárdia e vermes podem estar presentes no solo, na água e no intestino dos homens e dos animais, podendo então contaminar os alimentos e causar doença.
Contaminação por micróbios
Se não forem tomados alguns cuidados, os micróbios que contaminam o alimento podem se multiplicar rapidamente e causar doença.
É sempre bom lembrar que medidas simples, como lavagem das mãos, conservação dos alimentos em temperaturas adequadas e o cozimento correto evitam ou controlam a contaminação dos alimentos. Essas medidas simples fazem parte das Boas Práticas.

Higienização das Mãos

Mãos lavadas corretamente evitam transmissão de diversas doenças, desde gripes e resfriados até intoxicações e infecções alimentares transmitidas por alimentos que foram manipulados por pessoas com as mãos contaminadas. 
Passo a passo da lavagem correta das mãos:

quinta-feira, 19 de maio de 2011

CEREAIS

Por que devemos incluí-los na dieta?
Um estudo americano levou um grupo de pessoas em dieta a substituir duas refeições diárias por porções de cereais. O grupo que consumiu cereais eliminou seis vezes mais peso que o outro grupo que consumiu alimentos poucos calóricos.

Tudo isso é devido ao fato das inúmeras fibras presentes nos cereais, o que ajudam a afastar a fome, porque preenchem o estomago por mais tempo. As fibras não são digeridas pelo corpo, mas absorvem os líquidos dos alimentos, fazendo volume, mas sem oferecer nenhuma caloria. Depois elas percorrem o intestino até serem eliminadas.

As fibras presente nos cereais como o trigo, aveia, granola, entre outros, também provocam uma digestão mais demorada, fazendo o organismo liberar mais insulina e de maneira mais lenta, eliminando mais gordura do corpo. É que, no intestino, elas grudam nas porções de gordura e as carregam para fora, pelas fezes, fazendo as taxas de mal colesterol no sangue diminuírem. Sem falar que o sabor é delicioso. Por isso troque o pão, o arroz e o macarrão pelas versões integrais e acrescente aveia e granola as frutas e ao iogurte. Seu organismo irá se beneficiar com a troca e você perderá mais facilmente aqueles quilinhos a mais.



terça-feira, 17 de maio de 2011

GENGIBRE

A raiz que queima gordura e ajuda a emagrecer
Quem olha para o gengibre não imagina seu poder. Além e aliviar enjoos, aumentar a vitalidade e a imunidade, combater diarreias, cólicas, artrite e enxaqueca, o gengibre também ajuda a emagrecer.

O gengibre é um alimento termogênico. Ele aumenta a temperatura do corpo e por causa disso obriga o organismo a gastar mais energia. Isso acelera o metabolismo e a queima de gordura.

Não precisa consumi-lo puro. Pode ingeri-lo como chá ou temperado na comida. Você pode também consumir o gengibre em pó, tomando uma colher de café por dia, ou acrescentá-lo o pó de gengibre aos sucos e alimentos.

Para fazer o pó de gengibre basta cortá-lo em fatias bem finas e deixá-lo secando na sombra por uma semana. Depois, bata a planta no liquidificador até que vire pó. Guardado em um ambiente fechado dura até seis meses.

Já o chá recomenda-se tomar ½ litro da bebida por dia, dividido em cinco doses iguais. Procure ingerir o chá sempre depois das refeições.

Pule Corda

Excelente para braços e pernas o exercício ajuda a emagrecer
Pular corda é divertido, nos faz lembrar a infância e traz tantos benefícios para o corpo que as academias já estão incorporando a modalidade em suas aulas. Os movimentos não são bons apenas para os braços, também fortalecem e definem a musculatura das pernas, glúteos e o abdome.

Além disso, ajuda a emagrecer, melhora a coordenação motora, proporciona equilíbrio para o corpo, estimula a atividade cardiorespiratória e atua como treinamento aeróbio e anaeróbio.

Apesar dos benefícios acima, deve-se tomar muito cuidado com os impactos nas articulações dos joelhos, gêmeos e pés, e o calçado a ser usado deve ser muito bem escolhido, com sistema de amortecimento, para prevenir lesões.

Basta praticar o exercício três vezes por semana durante 15 a 20 minutos, em que há uma queima de 500 a 800 cal/h. Não esqueça de se alongar antes e depois das atividades.

Outra grande vantagem desse exercício é o de não precisar de espaço físico para sua prática e não ter custos.

Como pular corda exige um bom condicionamento físico, se este ainda não é o seu caso, inicie alternando a corda com outro exercício, como a caminhada ou a bicicleta.

segunda-feira, 16 de maio de 2011

SERVIÇOS OFERECIDOS PELA QUALI NUTRI

Oferecemos  assessoria e consultoria nutricional para restaurantes comerciais, bares, lanchonetes, empresas de alimentos, escolas, supermercados,panificadoras, fabricas e hotéis.
Os nossos serviços são diferenciados e vão de acordo com a necessidade e objetivo de cada cliente e estabelecimento.
Oferecemos desde elaboração do Manual de Boas Práticas, treinamentos e capacitação dos funcionários, elaboração de cardápio e diversos outros serviços. Com o objetivo de: Aumentar a segurança e a qualidade dos alimentos produzidos, preparar o setor produtivo para atender as exigências de mercado relacionadas a segurança e a qualidade dos alimentos ,bem como minimizar  perdas dos alimentos gerando com isso aumento nos lucros.

Serviços Oferecidos:
Elaboração de Cardápios saudáveis, sofisticados, nutritivos, orgânicos e personalizados para eventos;
Elaboração de Fichas Técnicas de medidas e custos;
Informação e Cálculo Nutricional das receitas;
Desenvolvimento e Implantação do Manual de Boas Práticas;
Treinamento de equipe operacional;
Implantação dos procedimentos operacionais padrão (POP´S)
Treinamento de Funcionários: manipulação correta dos alimentos de acordo com normas obrigatórias: oferecemos aulas teóricas e práticas.
Elaboração de Check List e planilhas de controle;
Controle e supervisão de desperdício;

Abaixo segue exemplos dos serviços oferecidos:
Fichas Técnicas:
Elaboração das fichas técnicas de cada receita do cardápio. A função da ficha técnica é a padronização das receitas referente a custo, porcionamento, modo de preparo, apresentação e rendimento. Com as fichas técnicas é possível elaborar o preço, o custo e manter a qualidade de todas as receitas.
Elaboração de dois tipos de fichas técnicas:
1- ficha técnica administrativa – possibilita o cálculo de custo dos pratos;
2- ficha técnica operacional – receituário com foto, possibilitando o  padrão nos preparos.
Conteúdo das fichas técnicas:
Os ingredientes utilizados;
Quantidade e as unidades de medida caseira e medida padrão dos ingredientes;
Rendimento dos ingredientes (cálculo de perda na manipulação, PB e PL);
Preço individual do ingrediente;
Custo total da preparação;
Custo por porção;
Controle de Sobras e Desperdício;
Peso padrão da porção;
Modo de preparo e tempo de preparação;
Foto do prato montado.

Manual de Boas Práticas:
Elaboramos e Implantamos o Manual de Boas Práticas na Operação e Serviços personalizado para cada estabelecimento, onde constarão todos os procedimentos e normas relacionados à higiene (pessoal, ambiental e dos alimentos), manutenção dos recursos disponíveis, armazenamento de alimentos, recebimento de mercadorias, como fazer e aplicar os procedimentos padrões, bem como aspectos relacionados à segurança do trabalho. No Manual de Boas Práticas constará também: controles relacionados à manutenção da segurança alimentar (pontos Críticos de Controle – PCCs), preconizados pelo HACCP- (Análise de Perigo e Pontos Críticos de Controle).

Treinamento e acompanhamento de todos os manipuladores dos alimentos;
Possuímos uma equipe de nutricionistas que realiza  palestras de manipulação de alimentos , de acordo com normas vigentes da Vigilância Sanitária ( ANVISA ).
Treinamento de Boas Práticas para os manipuladores dos alimentos;
Treinamento de Higiene Pessoal;
Treinamentos sobre manipulação de alimentos,higiene sanitária,educação sanitária;
Treinamento da equipe de cozinha para a execução do cardápio criado;                                           
Treinamento dos garçons para o melhor atendimento as clientes;


domingo, 15 de maio de 2011

Exercícios físicos na praia

Aproveite a areia para praticar exercícios de forma mais saudável
Quem não gostaria de se exercitar tendo como cenário o belo visual da areia e do mar a sua frente? Além de favorecer o bronzeado, exercícios praticados na praia proporcionam alto gasto calórico e trazem benefícios para o corpo e mente.

Muitas praias localizadas em centros urbanos já dispõem de equipamentos na areia para a prática de exercícios. Mas até nas praias que não tem esses equipamentos, os mesmos podem ser substituídos pelos acessórios que você carrega para a areia, como a esteira e a cadeira. Com um pouco de criatividade esses objetos podem se transformar em equipamentos para o seu exercício. Na esteira de palha ou toalha, por exemplo, é possível realizar uma série localizada de abdominais, flexão de braços, exercícios para os glúteos e pernas. Já a cadeira de praia pode ser usada como apoio para alongar os músculos.

E aquela caminhada preguiçosa que você dá na beira do mar pode se transformar num forte treino de resistência. Como a água é mais densa que o ar, caminhar com a água nos joelhos necessita de mais esforço, queima mais calorias e fortalece as pernas. Ainda dentro do mar, agora com a água na cintura e os braços abertos, você pode exercitar os músculos da região do tronco. Vire o corpo para um lado sem mover o quadril e tire o calcanhar da perna oposta do chão, repita o movimento com o outro lado.

Por Yasmin Barcellos
 
 

De baixa caloria, queijo cottage é excelente para a dieta

Segundo nutricionista, é o alimento que tem menos calorias
Popular nos Estados Unidos, o queijo cottage também vem ganhando popularidade no Brasil. Sua fórmula consiste basicamente em grãos de coalhada, imersos em uma mistura de creme e sal. Por terem baixa caloria, podem vir acompanhando frutas, saladas e pães.

Além de sua baixa caloria, o cottage contém em sua fórmula a proteína whey protein, que é rica do aminoácido BCAA. De fácil absorção, esse aminoácido ajuda a reduzir a gordura e evitar a perda muscular. O queijo torna-se assim uma excelente opção para quem precisa controlar o colesterol alto.

Na hora da compra do cottage é preciso ficar atento à sua composição. Existem dois tipos deste queijo. O que é feito com leite desnatado e com o semidesnatado. O que contém menos caloria é o primeiro. O feito com leite sem nata contém apenas 1 grama de gordura para 100 gramas. Já o semidesnatado apresenta 2 gramas de gorduras totais.

Por Carolina Abranches

Os beneficios da atividade física

http://www.youtube.com/watch?v=0XWV7kx9fwk&feature=related

COUVE

Conheça os inúmeros benefícios desse vegetal para a sua saúde
A couve é um vegetal rico em cálcio, fósforo e ferro, minerais importantes à formação e manutenção de ossos e dentes e à integridade do sangue. Contém ainda vitamina A, indispensável à boa visão e à saúde da pele; e vitaminas do complexo B, que tem por funções proteger a pele, evitar problemas do aparelho digestivo e do sistema nervoso.

Esta hortaliça também é laxante, pois possui grande quantidade de fibras, e é boa para a asma e bronquite. Além disso, a couve é excelente para combater as enfermidades do fígado, como a icterícia e os cálculos biliares, assim como os cálculos renais, as hemorróidas, e as menstruações difíceis ou dolorosas.

Em suco, é um tônico excelente, muito recomendado às crianças em fase de desenvolvimento. O caldo da couve cozida é indicado nas enfermidades da pele. Ela dissolve também os cálculos, combate a artrite, desinfeta o intestino, cura as úlceras gástricas e é ótimo no combate aos vermes.

Para uma boa compra é só verificar se as folhas estão bem verdes e sem marcas de picadas de insetos. Folhas amarelas indicam que a hortaliça está velha.

Por Yasmin Barcellos
 
 

terça-feira, 10 de maio de 2011

O abacate tem poder

Os componentes do abacate podem auxiliar no combate ao colesterol e até do diabetes.
O abacate é originário do continente americano e acabou se espalhando por vários outros países em regiões subtropicais e tropicais do mundo. É muito apreciado na América Latina, onde faz parte de pratos doces e salgados das culinárias locais. O Brasil ocupa hoje o quarto lugar como produtor deste fruto,ficando atrás apenas do México, Estados Unidos e República Dominicana.

O abacate é rico em gordura sendo fonte de ácido oléico, que é um tipo de ácido graxo monoinsaturado e de calorias. Até pouco tempo atrás, seu consumo não era recomendado para portadores de hipertensão arterial, diabetes, doenças cardiovasculares e outras patologias que estão ligadas ao consumo excessivo de gordura por parte do organismo.

No entanto, pesquisas feitas a partir do início da década de 90, demonstraram que o consumo moderado do abacate, contribui para reduzir os triglicerídeos, o colesterol LDL e o colesterol total. Outros estudos, feitos com diabéticos, revelaram que após um mês de consumo regulado do abacate, estes pacientes apresentaram diminuição do índice glicêmico no sangue.

O abacate é reconhecido hoje como fonte de muitos nutrientes, com quantidades significativas de ácido oléico, vitamina C, fibras, e lipídios em sua composição. No entanto, como é um fruto rico em calorias, deve ser sempre consumido sem exageros, principalmente por aqueles que lutam contra a obesidade e por quem está seguindo uma dieta de baixas calorias.

Por Marco de Cardoso

segunda-feira, 9 de maio de 2011

Beba leite

O leite de vaca é um alimento com uma rica fonte de cálcio e muito importante na alimentação humana...
Segundo pesquisas, o leite de alguns mamíferos(como a vaca e a cabra) já era utilizado na alimentação humana há cerca de 10 mil anos. No Egito Antigo, os faraós usavam o leite para alimentar seus herdeiros, acreditando que isto os deixaria mais fortes. De lá pra cá, o consumo se tornou extremamente popular e nos Estados Unidos por exemplo, se deve o aumento da altura média da população, ao uso contínuo de leite nos últimos dois séculos, em função das grandes quantidades de cálcio encontradas neste alimento.

O leite de vaca, que é o mais utilizado por adultos e crianças em todo o mundo, possui elementos importantes à alimentação humana como micro-nutrientes, aminoácidos e ácidos graxos. Contém ainda proteínas de alta qualidade e grande quantidade de cálcio, como já foi dito anteriormente. Também possui substâncias bioativas, como enzimas, e hormônios que ajudam no crescimento.

Estudos recentes feitos por especialistas americanos, constataram a importância em se utilizar o leite na primeira refeição do dia, o café da manhã. Segundo estes dados,a ingestão de leite desnatado ou semi-desnatado, principalmente quando é ingerido em conjunto com cereais, ajuda nos regimes de emagrecimento, pois contribui para a redução do consumo de calorias.

E por ser um alimento rico em cálcio e aminoácidos, o leite e seus derivados, como o iogurte e os queijos brancos magros, são alimentos fundamentais para pessoas idosas, que precisam aumentar a força da estrutura óssea do corpo, evitando assim o perigo de desenvolver a temida osteoporose.

Por Marco de Cardoso
 
 
 

sexta-feira, 6 de maio de 2011

Saúde do coração

Existem alimentos que podem auxiliar o “motor” do organismo para que funcione perfeitamente...
Na natureza, encontramos certos alimentos que trazem além dos nutrientes tradicionais, componentes biológicos ativos, que produzem benefícios específicos à saúde.

Entre estes, podemos citar a soja,a aveia e o ômega 3(ácido graxo encontrado em peixes como o salmão). Todos possuem compostos bioativos que ajudam a promover a saúde do coração.

Assim, são alimentos utilizados na busca por diminuir os riscos de cardiopatias,prevenindo e até mesmo sendo usados no tratamento de doenças cardiovasculares.

Mas os médicos e nutricionistas alertam: para garantir uma vida saudável,estes alimentos devem ser ingeridos em combinação com outros, como frutas, vegetais, grãos e legumes.

Por Marco de Cardoso
 
 

quinta-feira, 5 de maio de 2011

Peixe: uma excelente substituição a carne bovina e do frango

Com pouca caloria, o alimento é rico em ômega 3
A carne de peixe é um excelente alimento em substituição à carne bovina e de frango, informou a American Heart Association. Rico em proteína, a entidade médica orienta que ele deve ser colocado no topo da lista do cardápio.

Além de ser rico em proteína, ele contém ômega 3, ácido graxo que auxilia na diminuição dos níveis de triglicerídeos e do colesterol (LDL). O ômega 3 ajuda a prevenir doenças do coração, protegendo o órgão contra batimentos cardíacos irregulares.

A importância do consumo de peixe ficou evidente depois que os cientistas passaram a estudar os povos Inuítes, esquimós do região mais alta da América do Norte. Apesar de terem uma dieta rica em gordura, eles não apresentavam problemas cardíacos. Os pesquisadores concluíram que o responsável por sua boa saúde era o alto consumo de ômega 3 contido nos peixes que eles comem.

No entanto os médicos alertam que a maioria dos peixes traz leves traços de mercúrio. Em mulheres grávidas e crianças pequenas o metal deve ser evitado. Ele causa disfunções na tireóide, fígado, irritabilidade, tremores, perturbações da vista, perda de memória e problemas cardiovasculares.

Por Carolina Abranches

quarta-feira, 4 de maio de 2011

O sabor tropical do abacaxi

O sabor e as propriedades nutricionais, fazem do abacaxi uma das frutas mais consumidas em todo o mundo...
O abacaxi é uma fruta tropical natural das regiões costeiras da América do Sul e o nome aqui no Brasil vem do tupi iba-cati, que significa “fruto que cheira muito bem”. Isto mostra que a sabedoria indígena tinha razão,pois além do sabor, o aroma perfumado desta fruta é uma dos principais motivos do sucesso que ela tem junto aos paladares ao redor do mundo.

O abacaxi é muito consumido como sobremesa, no café da manhã e também como lanche,sendo comido puro nos intervalos entre as refeições. Também é muito utilizado como acompanhamento em pratos de carnes salgadas, como porco,aves e até peixes e crustáceos. Também é apreciado no preparo de sucos e doces, como sorvetes e geléias.

Além do gosto tão apreciado, o abacaxi também é rico em substâncias fundamentais para o bom funcionamento do nosso organismo. Possui alto teor de vitamina C, é rico em sais minerais como cálcio, fósforo e ferro,contém celulose, um nutriente indispensável para o bom funcionamento intestinal e a bromelina, que ajuda na digestão das carnes.

Para saber se um abacaxi estará pronto para o consumo, o ideal é verificar as folhas da coroa. O abacaxi está no ponto quando elas se soltam com facilidade. Também é possível fazer o teste, pressionando o abacaxi com os dedos. Caso ele esteja muito duro, ainda está verde. Já a casca apresentando manchas escuras e partes amolecidas,significa que ele está maduro demais,já tendo passado do ponto Depois de cortado,deve ser guardado em recipiente fechado,dentro da geladeira.

Por Marco de Cardoso

As maravilhas do Limão

O limão é uma rica fonte de vitamina C, além de possuir outros nutrientes fundamentais para a saúde...
 
O limão é com toda certeza um dos frutos mais utilizados pelo ser-humano. Do suco, se faz a tradicionalíssima limonada, que além de saborosa é refrescante e saudável e usada em praticamente todos os países do mundo. Da casca se fazem doces e licores. O limão ainda é usado na preparação de outras delícias como sorvetes, xaropes, aperitivos, refrigerantes e molhos.

O limão é uma das maiores fontes de vitamina C da natureza, uma vitamina muito importante, pois tem propriedades antioxidantes, ajudando a combater os radicais livres, retardando o envelhecimento. A vitamina C também tem um papel fundamental no combate a germes e bactérias, combatendo processos infecciosos que atacam e põe em risco a saúde do organismo.

Mas nem só de vitamina C vive o limão. Ele também possui outras propriedades vitamínicas, sendo rico em vitamina A e também nas vitaminas do complexo B. Possui ainda uma grande quantidade de sais minerais, como cálcio, fósforo e ferro. Mas apesar de tudo isso,não se deve tomar o suco do limão puro, pois é muito ácido. Deve-se sempre diluí-lo em água e adoçá-lo à gosto.

Existem vários tipos de limões como o limão-galego, o limão-siciliano e o limão-taiti. Quando ainda está verde,deve ser guardado em local fresco, seco e arejado. Depois de maduro, conserve na geladeira, na gaveta própria para frutas e legumes. Um limão já cortado vai durar mais,se for guardado sob refrigeração.

Por Marco de Cardoso