quali nutri consultoria

sábado, 25 de junho de 2011

Pet Gateau de chocolate

Ingredientes:

50 gramas de farinha de trigo
100 gramas de chocolate meio amargo
50 gramas de açucar refinado
125 gramas de manteiga sem sal
3 ovos
3 gemas de ovo
2 folhas de ortelã
1 morango
1 Bola de sorevete de creme ou baunilha


Modo de preparo:

Misture os ovos inteiros, as gemas o açúcar e a farinha de trigo deixando uma massa homogênia e reserve.

Leve o chocolate em banho maria para derreter, depois acrecente a manteiga, já fora do fogo adicione a outra mistura reservada (massa homogênia). Faça dessas duas misturas um outra massa bem cremosa.
Unte as forminhas especiais para Pet Gateau com margarina e cacau em pó, se não encontrar pode ser com farinha de trigo mesmo. Leve para o congelador. (De preferência de um dia para o outro.)
Leve para assar por aproximadamente uns 7 minutos a uma tenperatura de aproximadamente: 180 C° obs. ( antes de assar aqueça o forno isto é fundamental).
Dicas para montagem lógico a arte de montar oprato vai da imaginação de cada um.
Faça um circulo em volta do prato com um chocolate derretido pode ser chocolate ao leite.
Com um auxilio de um palito de dente, vá puxando para as bordas e fazendo pequenos riscos.
Coloque o Pet Gateau com a forminha e só puxe na hora de servir.
Num dos lados em cima do circulo vc poe uma bola de sorvete e do outro lado um pouco de chantili e um morango em cima. decore com folha de ortelã. veja a foto.


sexta-feira, 24 de junho de 2011

Caminhada

Realizada em ritmo acelerado, ela queima mais calorias

Intermediária entre a caminhada e a corrida, a power caminhada tem uma dupla vantagem: queima mais calorias que a caminhada normal e reduz o risco de lesões que podem ocorrer na corrida.

Realizada em ritmo acelerado esse tipo de caminhada traz muitos benefícios para a saúde, pois diminui possibilidades de infarto, hipertensão, diabetes porque provoca a queima de gordura, grande responsável pelos males citados.

Aliada a uma dieta balanceada, ela ajuda também a diminuir a gordura do abdômen, dos quadris e das coxas.

O exercício ainda ajuda a reduzir as chances de infarto, hipertensão e diabetes, já que diminui a gordura responsável por isso. Ainda falando sobre os benefícios dessa prática, se feita juntamente com uma dieta balanceada, orientada por um profissional, ela ajudar a perder as gorduras acumuladas na área da cintura.

O ideal é que a caminhada dure de 45 a 75 minutos, sempre respeitando o limite de seu corpo. É importante também atenção com a postura. Durante o exercício a cabeça deve estar alinhada com a coluna e o abdômen deve ser mantido contraído durante toda o tempo em que durar a caminhada. Os braços precisam acompanhar o movimento, com os cotovelos flexionados a 90 graus.

quinta-feira, 23 de junho de 2011

Saiba as calorias das comidas e bebidas das "Festas Juninas"

Festa junina é sinônimo de guloseimas e bebidas quentinhas para combater o frio. Mas se você está de regime ou não quer engordar muito neste inverno, toda cautela é pouco. Todos os alimentos podem ser consumidos, mas em pequenas quantidades. De preferência, vá para a festa após jantar, aí a fome não faz você devorar tudo.
"Com o frio, as pessoas tendem a comer mais do que o normal. Portanto, é preciso tomar cuidado para não extrapolar e consumir mais energia do que se gasta", avisa a nutricionista Ione Leandro de Queiroga, da rede de clínicas de estética Onodera.
Um copo de quentão, por exemplo, de 100 ml, tem 294 calorias em média.

Quentão:
Vinho quente: Já o vinho quente é menos calórico, em 100 ml tem 120 calorias e, por ser proveniente da uva, o vinho possui substâncias antioxidantes como os flavonóides - que combatem os radicais livres - e o resveratrol - que possui efeito cardioprotetor. Mas devido ao seu teor alcoólico, deve ser consumido com moderação, explica a nutricionista Kátia Terumi Rodrigues do Complexo Hospitalar Edmundo Vasconcelos.
Pé-de-moleque: Cada 100 g de pé-de- moleque tem 487 calorias. Ele é feito de amendoim que é classificado como uma semente oleaginosa, rica em potássio, magnésio, ferro, cálcio, zinco, fibras e gordura. Devido ao alto índice de gordura, tem elevado teor calórico e, por isso, deve ser consumido com moderação, é o que comenta a nutricionista Kátia Terumi Rodrigues do Complexo Hospitalar Edmundo Vasconcelos.
Arroz doce: O arroz doce tem 160 calorias em cada 100 g. O arroz é rico em carboidratos e tem elevado teor energético. Fonte de cálcio, o arroz doce pode ter seu valor calórico reduzido para 87 calorias (100g) através da troca de alguns ingredientes, como leite integral pelo desnatado e açúcar por adoçante artificial, ensina a nutricionista Kátia Terumi Rodrigues do Complexo Hospitalar Edmundo Vasconcelos.
Uma espiga de milho tem 132 Kcal, mas se você comer com uma colher de manteiga, já sobe para mais de 200 calorias.
Milho cozido:
Cachorro quente: O cachorro quente completo (com molho, milho, ervilha, ovo de codorna, maionese, catchup, mostarda, queijo ralado e batata palha) tem 680 Kcal, mas você pode optar por uma versão light de 276 kcal com pão careca, salsicha de peru light, molho de tomate e maionese e mostarda light.

Espetinho de carne:
Um espetinho de carne na brasa de 50 gramas tem 119 Kcal. Agora, se você passar ele na farinha, as calorias podem dobrar e ultrapassar as 270 calorias.
Pipoca: A tradicional pipoca sabor manteiga, por exemplo, tem 132 calorias em 30 gramas. Se você escolher a tradicional light são 108 kcal. A nutricionista Kátia Terumi Rodrigues do Complexo Hospitalar Edmundo Vasconcelos conta que para ser mais prática e saudável, a Pipoca pode ser preparada sem óleo ou manteiga no microondas. O milho deve ser colocado dentro de um saquinho de pão. Feche bem a extremidade do saco, leve ao forno ou microondas por alguns minutos na potência alta. Na hora de salgar, utilize sal em spray. "Além de temperar por igual, essa salmoura hidrata a pipoca, corrigindo o ressecamento causado pela ausência de gordura", completa Rodrigues.
Paçoca: Um pedaço de paçoca de 30 gramas tem 150 Kcal. A nutricionista afirma que o doce de abóbora, a batata-doce, a maçã do amor, o pé-de-moleque e a paçoca são os grandes vilões, pois são preparados com uma grande quantidade de açúcar. Os dois últimos, por serem feitos à base de amendoim, também contêm muita gordura e, por isso, devem ser saboreados com mais moderação ainda.
Uma maçã do amor esconde exorbitantes 462 Kcal, praticamente um hambúrguer bem recheado.
Maça do amor:
Bolo de fubá: Já um pedaço de bolo de fubá com goiaba de 30 g tem 100 Kcal. Rico em carboidratos e com elevado teor energético, o milho ainda é boa fonte de fibras e vitamina A. Segundo a nutricionista Kátia Terumi Rodrigues do Complexo Hospitalar Edmundo Vasconcelos, as calorias podem ser reduzidas para 222 (100g) optando por leite desnatado e adoçante artificial para forno. A mesma substituição pode ser feita para o bolo de milho, reduzindo as 311 calorias para 178 (100g).
Canjica: Se a sua preferida é a canjica, 100 g têm 226 calorias. Segundo a nutricionista Kátia Terumi Rodrigues do Complexo Hospitalar Edmundo Vasconcelos, a canjica pode ser preparada com leite desnatado e adoçante artificial, diminuindo de 226 para 165 calorias (100 g).
Doce de abóbora tem 86 Kcal em 35 gramas.
Doce de abóbora:
Se você gosta de pinhão cozido, saiba que em 5 unidades são 90 Kcal.
Pinhão:
Pamonha: No caso da pamonha (100g = 171 calorias), a nutricionista Kátia Terumi Rodrigues, do Complexo Hospitalar Edmundo Vasconcelos, indica dar preferência para adoçante artificial, leite desnatado e margarina light no preparo do prato, o que reduz para 162 calorias a cada 100g.
Tapioca: Rica em carboidratos e com elevado teor energético, a tapioca é produzida a partir da mandioca. Porém, o valor calórico varia de acordo com o tipo de recheio. Deste modo, a dica é optar por recheios de frutas, evitando combinações com muito açúcar, leite de coco e leite condensado. O Romeu e Julieta, por exemplo, pode ficar menos calórico ao escolher geleia de goiaba diet (uma colher de sopa = 68 calorias) e queijo minas light (1 fatia pequena de 20g = 28 calorias), é o que explica a nutricionista Kátia Terumi Rodrigues do Complexo Hospitalar Edmundo Vasconcelos.

segunda-feira, 20 de junho de 2011

Esperança influi na alimentação

O sentimento nos leva a se alimentar de forma saudável

As cientistas norte-americanas - Karen Page Winterich (Universidade do Estado da Pensilvânia) e Kelly L. Haws (Universidade do Texas) garantem que pessoas esperançosas se alimentam melhor. Isso porque, como os esperançosos acreditam num futuro melhor, essa fé positiva, que espera uma vida melhor no futuro, ajuda a escolher alimentos mais saudáveis no presente.

Não deixa de fazer sentido. É mais fácil uma pessoa que espera uma vida saudável no futuro optar por frutas ao invés de doces calóricos no momento presente.

As pesquisadoras realizaram três estudos. No primeiro descobriram que participantes mais esperançosos mascaram menos chicletes do que pessoas que estavam se sentindo felizes no presente. No segundo descobriram que os participantes que tinham a vida focada mais no passado escolheram comidas pouco saudáveis, mesmo que estivessem nutrindo o sentimento da esperança. No terceiro estudo elas levaram os participantes a se sentir esperançosos em relação aos sentimentos experimentados no passado, transformando as experiências vividas em motivo de esperança para o futuro. A conclusão do estudo é que a combinação de esperança e foco no futuro melhora o controle da alimentação no presente. E resulta em saúde para o organismo no futuro.

Por Yasmin Barcellos

quarta-feira, 8 de junho de 2011

Quando clima esfria um pouco sentimos vontade de aumentar a temperatura do corpo

É preciso ter cuidado para não ingerir alimentos muito calóricos

Quando o tempo começa a refrescar, começamos a sentir vontade de ingerir alimentos mais quentinhos, muitas vezes mais calóricos, e quase sempre em maior quantidade. É que quando a temperatura fica mais amena, naturalmente sentimos necessidade de manter também a temperatura interna do corpo. Quando comemos produzimos calor e ao mesmo tempo gastamos energia, o que nos proporciona conforto térmico.

O gasto energético necessário no inverno rigoroso para a manutenção da temperatura do corpo é algo por volta de 10% do consumo diário de calorias recomendadas.

Para uma dieta média de 2000 calorias, esses 10% representam pouco mais que uma pequena barra de chocolate de 30 gramas. Se comermos mais que isso, iremos engordar.

O ideal é dar preferência a sopas e massas feitas com farinha integral. Nada de molhos com creme de leite ou de queijos gordurosos. Opte pelos os de tomates. As frutas, que são opção fácil no verão, podem ser cozidas para os dias mais frios.

domingo, 5 de junho de 2011

Estudo liga consumo de refrigerantes e bebidas açucaradas a aumento da pressão

Uma dose diária representa ainda a ingestão de 397 calorias

A revista científica Hypertension traz em sua última publicação a constatação de uma investigação feita com 2,5 mil pessoas nos Estados Unidos: A pressão arterial pode ser afetada pelo consumo de refrigerantes e outras bebidas que contenham grande quantidade de açúcar. Se uma pessoa ingerir mais de 355 ml diários de líquidos com gás ou até sucos com açúcar pode ser considerado suficiente para fazer com que a pressão entre em desequilíbrio. Para os estudiosos, o excesso de açúcar no sangue causa prejuízo ao tônus das veias sanguíneas e desequilibra os níveis de sal no organismo.

O estudo demonstrou que para cada lata de bebida com açúcar consumida por dia, os voluntários apresentavam uma alta 1,6 mmHg (milímetro de mercúrio) em sua pressão sistólica (quando o coração se contrai e passa a bombear sangue no corpo). Já a pressão diastólica (quando o coração relaxa e recebe o sangue do sistema circulatório) teve um acréscimo de 0,8mmHg para cada lata de refrigerante ou suco contendo açúcar bebido por dia.

A pesquisa ainda revelou que os participantes que consumiram mais de uma dose diária de bebidas com açúcar aumentaram a ingestão de 397 calorias a mais por dia. A recomendação da American Heart Association é que não se consuma mais do que três latas de refrigerantes, de 355 ml, por semana.

Por Solange Bagdadi