quali nutri consultoria

quarta-feira, 31 de agosto de 2011

ISOTÔNICOS : CONSUMA COM MODERAÇÃO !!


 

Indicados para repor nutrientes perdidos durante o esforço físico, cada vez mais pessoas fazem uso deles. Saiba como o seu organismo reage quando você mata a sede com esse tipo de bebida:

De repente você sente aquela sede. Pode ser depois de uma caminhada leve ou da contrariada ida a pé até a padaria perto de casa. Se o dia estiver quente, então, é quase certo que esse "exercício" vai pedir uma bebida para aliviar a situação. O natural seria tomar um copo com água, ou mesmo um suco, mas muitas pessoas deixam de lado a velha companheira para beber um isotônico. Talvez o sabor e a composição rica em sais minerais façam as pessoas pensarem que matar a sede com essa bebida seja uma boa idéia e até faça bem para o organismo. Mas não é tão simples assim.

ANTES DE TOMAR O PRÓXIMO GOLE, SAIBA QUE A BEBIDA DEVE SER EVITADA POR HIPERTENSOS E SEU EXCESSO PODE CAUSAR GANHO DE PESO

Para alguns especialistas, pessoas com tendência a ganho de peso fácil ou que já andam com quilinhos a mais podem ter problemas. "O isotônico é uma fonte de calorias, quase equivalente a uma bebida adoçada com açúcar, como um refrigerante. Quem bebe pode ganhar peso", explica o endocrinologista da Sociedade Brasileira de Endocrinologia e Metabologia (SBEM), Márcio Mancini.

Perigos do abuso 
A bebida isotônica não é uma bomba calórica (com comparação, uma das marcas mais consumidas tem 45 calorias em 200 ml), mas é muito comum o abuso de consumo e, como tudo em excesso acaba prejudicando o organismo, nesse caso, o efeito será totalmente visível na balança.

Bom para atletas 
Os isotônicos - populares nas academias e entre corredores - são comumente associados à boa forma e vigor físico, mas a bebida, por sua composição rica em sódio e sais minerais, tem uma indicação bastante específica: hidratar atletas que realizam atividade física intensa. Isso quer dizer que, mesmo aquela caminhada que você pratica e que faz muito bem à saúde por sinal, não necessita de um isotônico para repor uma eventual e pequena perda de sal mineral ou sódio.
A bebida foi desenhada para repor água e sais minerais perdidos no suor, ou seja, para promover a hidratação e também melhorar a performance dos atletas. Mesmo entre eles, existem lá suas indicações. Os isotônicos são recomendados após exercícios que durem mais de uma hora e que provoquem transpiração. Atividades muito leves não justificam seu uso.

Quem não pode... 
Existem outros pontos que devem ser levados em consideração quando se fala em consumir isotônicos. Um dos alertas é para pessoas com hipertensão. Essas bebidas são ricas em sódio, e os hipertensos precisam controlar o consumo. A dieta do brasileiro, naturalmente, já é rica em sódio - tem o sal da salada, do arroz, do feijão, biscoitos, enfim, uma série de fontes que suprem muito bem a demanda diária. A recomendação geral é que o consumo de cloreto de sódio seja de 6 g por dia, e cada garrafa de isotônico tem, em média, um décimo desse valor.

Além da hipertensão, o consumo não é indicado para quem tem diabetes, já que a bebida contém sacarose. Pessoas com doenças renais, a menos que tenham indicação médica, e gestantes, exceto quando há supervisão, também não devem consumir a bebida.

...E quem pode beber
Nem só de restrições vive o mundo dos isotônicos, tirando a questão do peso e de contra- indicações pontuais, como no caso de hipertensão; no geral, o consumo pode ser feito por qualquer pessoa, desde que com moderação. Em algumas situações, a ingestão é até indicada por especialistas. Pode ser usado em caso de desidratação, com recomendação do médico. Por conter água e minerais, evita a diarréia.

Fonte: Adaptado da Revista Viva Saúde

Bolo furado de pudim (Portugal)

INGREDIENTES :
4 Ovos
2 chávenas Açúcar branco
2 chávenas Farinha
1/2 chávena Óleo de girassol
1 colher de chá Fermento em pó
1 colher de chá de aroma Baunilha
OBSERVAÇÃO :CHÁVENAS = XÍCARAS

PREPARAÇÃO :


Bater os ovos com o açúcar até obter um creme fofo e esbranquiçado. Adicionar o óleo e o aroma e bater mais um pouco. Misturar o fermento com a farinha e adicionar ao creme, envolver sem bater. Untar com margarina um pirex grande cerca de 23x33 , deitar a massa do bolo e levar ao forno pré-aquecido a 180º durante cerca de 40 minutos. Pudim (Recheio e Cobertura) 1 litro de Leite 2 pacotes de Pudim de chocolate 8 colheres de sopa de Açúcar Enquanto o bolo coze, fazer o pudim de acordo com as instruções da embalagem. Reservar mantendo quente. Assim que o bolo terminar a cozedura, retirar do forno, fazer uns furos por todo o bolo até ao fundo do pirex, com o cabo de uma colher de pau, os furos devem ser largos. Deitar o pudim quente por cima de todo o bolo, de forma a que todos os furos fiquem preenchidos. Deixar arrefecer e servir. Nota: Eu utilizei pudins da marca boca doce, podem usar qualquer marca, desde que feitos com 1 litro de leite, se fizerem com menos os furos ficam preenchidos mas o bolo fica sem cobertura. O bolo deve ser furado assim que sai do forno e o pudim vai quente por cima, por isso o bolo abate um pouco. Conservar no frio e sirva bem fresco.





Bolo de iogurte e coco

 






1 Iogurte Longa Vida de Côco
50 g Coco seco ralado
3 Copos (de iogurte) Açúcar
2 Copos (de iogurte) Farinha
1 Colher de chá Fermento em pó
4 Ovos
Manteiga para untar
Coco ralado para decorar



Bata, numa tigela, os ovos inteiros com o açúcar até obter um creme fofo e esbranquiçado. Junte o iogurte de coco e o coco ralado e continue a bater.
Peneire a farinha com o fermento misturado e junte ao creme de gemas e iogurte.
Unte uma forma de buraco com manteiga e polvilhe-a com farinha.
Leve ao forno, pré-aquecido a uma temperatura de 180º C (4/5 no termóstato).
O bolo estará cozido quando ao espetar nele um palito, este sair enxuto.
Desenforme o bolo e polvilhe-o com coco ralado.
Se quiser um bolo de coco encharcado, regue-o, ainda na forma, com 2 dl de leite previamente levado ao lume com açúcar e coco ralado até levantar fervura. Deixe que o bolo arrefeça dentro da forma.

Para todos os Nutricionistas uma Mensagens para comemorar nosso dia!

mensagem-dia-da-nutricionista
Nutricionista não se apaixona… alimenta sentimentos.
Nutricionista não faz exercício… queima calorias.
Nutricionista não bebe… lesa as células hepáticas.
Nutricionista não come doce… ingere CHO de alto índice glicêmico.
Nutricionista não lava louça… higieniza utensílios.
Nutricionista não faz comida… ensina a comer.
Nutricionista não come kani… ingere peixe sabor sirí.
Nutricionista não tem dor de estômago… tem desconforto gástrico.
Nutricionista não toma remédio… utiliza farmacos.
 Nutricionista não tem desejos absurdos na gravidez… tem picamalácia.
Nutricionista não tem IMC normal… é eutrófica.
Nutricionista não é universitária… é profissional em treinamento!



segunda-feira, 29 de agosto de 2011

Barras de frutas, de cereais, proteicas ou energéticas: Conheça cada uma delas!

As famosas Barrinhas de cereais são o nosso coringa naquele momento que bate a fome fora de casa. Hoje você irá saber um pouco mais de cada uma delas.

De fruta

Fabricadas à base de frutas secas e compactadas. A mais conhecida é a de banana, mas existem muitas caseiras com mix de frutas secas. Essas barrinhas podem ser ingeridas nos seus lanches da manhã ou à tarde, ou antes de treinos leves (menos de uma hora). Se você está cuidando do peso fique atento ao rótulo, pois muitas têm adição de açúcar e chocolate. As calorias variam de 55 a 75kcal.


De cereais

São elaboradas à base de mix de cereais, como aveia, linhaça e flocos de arroz. Suas calorias fornecem energia para suportar um treino de até uma hora. Também possuem alto teor de fibras, que ajudam na sensação de saciedade. Se você corre, é um combustível para sua corrida de até 1 hora. Se você não é adepto às barrinhas, faça um teste consumindo antes do treino para ver se você não terá nenhum desconforto gástrico, pois as fibras presentes nas barrinhas retardam a digestão. As calorias variam de 80 a 110kcal.


Proteicas

Compostas de grande quantidade de proteína, e pouca em carboidratos. Muitas possuem quantidades consideráveis de gordura e chocolate para disfarçar o sabor da proteína. Sua função é repor proteínas e carboidratos para a recuperação muscular pós-treino. Equivale a um ovo cozido ou meio bife pequeno. Pode ser consumida por pessoas que treinam pesado por mais de duas horas. Caso queira consumi-la antes dos treinos, faça isso duas horas antes. Não são indicadas para indivíduos que não fazem atividade física, mas indica-se caso alguma refeição seja omitida, como almoço ou o jantar. As calorias variam de 190 a 280kcal.

Energéticas

Possuem grande quantidade de carboidratos, mas também possuem proteínas e gordura.  Ajuda na manutenção da performane de atletas, maratonistas. É de fácil absorção poupando parte do conteúdo muscular e diminuindo a fadiga, fazendo com que o corpo ganhe uma carga de força. Ideal para quem tem treinos intensos, ou participa de provas! Se você é um mero esportista de academia, deixe de lado esta opção, ela é um pouco calórica, variam de 150 a 280kcal.

Receita de Sanduíche Gratinado!

Delicioso e light, o que poderia ser melhor?

Vamos a receita...

Sanduíche Gratinado
Ingredientes

- 1 pacote de pão sírio light
- 150g de peito de peru defumado light em fatias
- 150g de mussarela light fatiada
- 350ml de leite desnatado
- 2 colheres (sopa) de farinha de trigo
- 2 colheres (sopa) de margarina light
- 1 colher (chá) de noz-moscada
- 20g de queijo parmesão ralado
- Sal e pimenta-do-reino branca a gosto

Modo de Preparo

Em uma forma refratária coloque uma camada de pão, o peito de peru, outra camada de pão, a mussarela e finalize com outra camada de pão. Reserve. Em uma panela, leve ao fogo brando o leite, a farinha, a margarina e mexa até engrossar. Polvilhe noz moscada e acerte o sal e a pimenta conforme seu paladar. Despeje o molho sobre o sanduíche, polvilhe parmesão ralado e leve ao fogo até gratinar. Sirva a seguir.

1 porção = 1 pedaço (160g)
Rendimento = 6 porções

Valor nutricional e calórico por porção
  • Calorias = 256 kcal
  • Carboidratos = 27,63 g
  • Proteínas = 18,96 g
  • Lipídios = 7,71 g

quarta-feira, 24 de agosto de 2011

RECEITA DE TORTA SALGADA

Torta Completa

 
INGREDIENTES


Massa
400g de mandioquinha cozidas e amassadas (2 xícaras de chá)
1 ovo
¼ xícara (chá) de farinha de trigo
Sal a gosto

Recheio2 colheres (sopa) de azeite
500g de carne de porco picado na ponta da faca e temperada com sal
1 cebola picadinha
1 colher (sopa) de alho picado
2 tomates picados sem pele e sem sementes
1 tablete de caldo de bacon
Sal a gosto
Salsinha e cebolinha verde picada a gosto

Cobertura3 ovos
¾ xícara (chá) de leite
400g de queijo minas
4 colheres (sopa) de queijo parmesão ralado


MODO DE PREPARO

Massa
Numa tigela coloque 400g de mandioquinha cozidas e amassadas, 1 ovo, ¼ xícara (chá) de farinha de trigo e sal a gosto e misture bem.
Transfira a massa para um refratário (23,5cm por 23,5cm) untado com manteiga e forre o fundo com a massa de batata. Reserve.
Recheio
Numa panela coloque 2 colheres (sopa) de azeite, 500g de carne de porco picado na ponta da faca e temperada com sal e leve ao fogo médio até dourar. Adicione 1 cebola picadinha, 1 colher (sopa) de alho picado, 2 tomates picados sem pele e sem sementes, 1 tablete de caldo de bacon e sal a gosto e deixe cozinhar por mais ou menos 15 minutos. Retire do fogo acrescente salsinha e cebolinha verde picada a gosto, misture e reserve.
Cobertura
Coloque no liquidificador 3 ovos, ¾ xícara (chá) de leite, 400g de queijo minas e 4 colheres (sopa) de queijo parmesão ralado e bata bem.
Montagem
Sobre a massa de batata coloque a carne de porco refogada e cubra com o creme de queijo batido. Leve ao forno médio pré-aquecido a 180°C por aproximadamente 45 minutos ou até dourar. Retire do forno e sirva em seguida.

RENDIMENTO

6 porções

Reprodução Site Mais Você

Carnes vermelhas

Em excesso elas podem aumentar o risco de câncer no intestino

Você costuma ingerir muita carne bovina e/ou de porco? Caso sim será interessante diminuir o consumo. É a recomendação do Fundo Mundial de Pesquisa do Câncer, já que essas carnes aumentariam o risco da incidência da doença no intestino. Entram na lista também as carnes de cordeiro, e as processadas, tipo presunto e salame.

Após avaliar 263 pesquisas realizadas sobre dietas alimentares, peso e atividades físicas relacionadas a doença, pesquisadores do Imperial College London concluíram que há fortes evidências de que estas carnes realmente aumentam a incidência de câncer no intestino. Por isso o consumo deve se limitar a 500g (peso da carne cozida) de carne vermelha por semana, o equivalente a cinco ou seis porções médias de rosbife, carne de porco ou cordeiro, evitando ainda as carnes processadas.

Em contrapartida, devem ser incluídos na dieta alimentos a base de cálcio, como leite, alho, queijo, brócolis ajudam a prevenir o câncer de intestino.



segunda-feira, 22 de agosto de 2011

Flor de garrafa pet

O sabor da Tradição - PASTEL DE BELÉM







O sabor da Tradição
No inicio do Século XIX, em Belém, junto ao Mosteiro dos Jerónimos, laborava uma refinação de cana-de-açucar associada a um pequeno local de comércio variado. Como consequência da revolução Liberal ocorrida em 1820, são em 1834 encerrados todos os conventos de Portugal, expulsando o clero e os trabalhadores.
Numa tentativa de sobrevivência, alguém do Mosteiro põe à venda nessa loja uns doces pastéis, rapidamente designados por "Pastéis de Belém".
Na época, a zona de Belém era distante da cidade de Lisboa e o percurso era assegurado por barcos de vapor. No entanto, a imponência do Mosteiro dos Jerónimos e da Torre de Belém, atraíam os visitantes que depressa se habituaram a saborear os deliciosos pastéis originários do Mosteiro.
Em 1837, inicia-se o fabrico dos "Pastéis de Belém", em instalações anexas à refinação, segundo a antiga "receita secreta", oriunda do convento. Transmitida, e exclusivamente conhecida pelos mestres pasteleiros que fabricam artesanalmente na "Oficina do Segredo", este receita mantém-se igual até aos dias de hoje.
De facto, a única verdadeira fábrica dos "Pastéis de Belém" consegue, através de uma criteriosa escolha de ingredientes, proporcionar hoje, o paladar da antiga doçaria portuguesa.
.......................................
Obs.: Pastel de Nata é o mesmo que Pastel de Belém, porém essa iguaria só pode ser denominada de Pastel de Belém se for produzida na fábrica fundada em 1837 na Rua de Belém, em Lisboa, seguindo a tradição de mais de um século.
.......................................

Pastéis de Nata
Adaptado de Cozinha Tradicional Portuguesa de Maria de Lourdes Modesto
Rende de 10 a 12 pastéis (forminhas de muffin)

1 rolo (300 g) de massa folhada industrializada
250 ml de creme de leite fresco
100 g de açúcar refinado
4 gemas
1 colher de chá de farinha de trigo
Raspas de limão Siciliano
Açúcar com canela para polvilhar

Massa (veja foto abaixo)
1. Desenrolar a massa e cortá-la ao meio no sentido longitudinal.
2. Enrolar uma dessa folhas como um rocambole.
3. Por cima desse rocambole enrolar a outra massa.
4. Cortar esse rocambole de massa em fatias de menos de 1 cm (vai depender bastante do tamanho da forminha).
5. Forrar as forminhas com a massa.
6. Levar à geladeira para descansar.


Creme
1. Misturar todos os ingredientes, com exceção das raspas de limão.
2. Levar a mistura ao fogo brando até engrossar. Assim que iniciar a fervura, retire do fogo.
3. Adicionar as raspas de limão.
4. Esperar esfriar.
5. Rechear as bases de massa folhada. Colocar pouco recheio para evitar que vaze durante a cocção (como os meus...rsrsrs...pois a minha gulodice me fez preparar duas receitas de creme!!!!)
6. Levar ao forno pré-aquecido (250 C à 300 C) até firmar e dourar.
7. Retirar das forminhas e no momento de servir polvilhar açúcar e canela.

.......................................

Problemas técnicos e como solucioná-los (se é que isso é possível)
Os fornos caseiros dificilmente atingem 250 C, o que dirá 300 C. Em temperaturas mais baixas a massa não fica tão "crocante" como deveria e o creme perde um pouca da sua textura aveludada, pois fica muito tempo borbulhando no forno até que a massa chegue ao ponto. A dica é: pré-aqueça o forno na temperatura máxima por um bom tempo. Ligue o forno e vá tomar banho, bater um papo ao telefone, conversar com a vizinha...etc e tal...só assim você terá uma boa finalização. Como nunca havia feito esses pastéis no meu forno, já sei que da próxima vez ligarei o forno e vou assistir O Senhor do Anéis, versão estendida (*dúvida cruel, eterna e lancinante: estendida ou extendida?*).

Tabela de alimentos (EM PONTOS)

 

 

 

 

Tabela de alimentos

Monte o seu cardápio a gosto... e enxugue até 4 quilos em 1 mês. Faça suas escolhas sem ultrapassar 320 pontos por dia

Obs.: nas tabelas da dieta, os itens que ainda podem ter trans estão sinalizados com um asterisco (* = risco pequeno de trans) e com dois asteriscos (** = risco grande), para que você redobre a atenção na hora de ler o rótulo.

Consuma à vontade (não valem ponto)


Ervas (cheiro-verde, coentro, majericão), especiarias (curry, cominho, cravo, gengibre), gelatina diet, refrigerante (zero/diet e light), molho de tomate, molho vinagrete, acelga, agrião, aipo, alface, alho-poró, almeirão, aspargo, chicória, couve, couve-de-bruxelas, erva-doce, endívia, escarola, espinafre, jiló, mostarda, nabo, pepino, rabanete, radicchio, repolho, rúcula, salsão e tomate.

Verduras e legumes

ALIMENTO – QUANTIDADE PONTOS
Abóbora 2 col. (sopa) 10 pontos
Abobrinha 2 col. (sopa) 10 pontos
Alcachofra 2 col. (sopa) 10 pontos
Berinjela 2 col. (sopa) 10 pontos
Beterraba 2 col. (sopa) 10 pontos
Brócolis 3 buquês médios 10 pontos
Broto de feijão 2 col. (sopa) 10 pontos
Cenoura 2 col. (sopa) 10 pontos
Chuchu 2 col. (sopa) 10 pontos
Couve-flor 3 buquês médios 10 pontos
Ervilha-torta 2 col. (sopa) 10 pontos
Palmito 1 unidade 6 pontos
Quiabo 2 col. (sopa) 10 pontos
Shimeji 2 col. (sopa) 10 pontos
Shiitake 2 col. (sopa) 10 pontos
Vagem 1 col. (sopa) 5 pontos

Carnes, aves, frios


ALIMENTO – QUANTIDADE PONTOS
Alcatra, contrafilé, patinho 1 bife (100 g) 56 pontos
* Almôndega de carne 1 unidade (25 g) 23 pontos
* Almôndega de frango (ou peru) 1 unidade (25 g) 30 pontos
Blanquet de peru 1 fatia fina 5 pontos
Carne moída 3 col. (sopa) 45 pontos
Carne-seca 1 col. (sopa) 23 pontos
Carpaccio com molho e parmesão 1 prato (raso) 120 pontos
Estrogonofe de carne 3 col. (sopa) 45 pontos
Filé de frango 1 unidade (100 g) 45 pontos
Filé mignon 4 fatias finas 56 pontos
Frango (coxa e sobrecoxa sem pele) 2 pedaços (100 g) 45 pontos
Frango empanado 2 col. (sopa) 38 pontos
Frango à passarinho 2 col. (sopa) 21 pontos
Frango xadrez 2 col. (sopa) 24 pontos
* Hambúrguer de carne bovina 1 unidade pequena 30 pontos
* Hambúrguer de frango (ou peru) 1 unidade pequena 30 pontos
Linguiça 1 unidade média 45 pontos
Lombo 2 fatias finas 45 pontos
Maminha 3 fatias finas 30 pontos
Mortadela 1 fatia fina 15 pontos
* Nuggets de frango (assado) 2 unidades (50 g) 30 pontos
Peru (parte branca) 3 fatias (90 g) 45 pontos
Peito de peru defumado 1 fatia fina 10 pontos
Picanha 5 fatias finas 100 pontos
Presunto cru 1 fatia fina 10 pontos
Presunto magro 1 fatia fina 10 pontos
Quibe assado 1 pedaço (60 g) 50 pontos
Quibe cru 2 col. (sopa) 50 pontos
Quibe frito 1 unidade 90 pontos
Rosbife 1 fatia fina 5 pontos
Salame 1 fatia fina 5 pontos
Salsicha de frango (ou peru) 2 unidades 30 pontos
Salsicha suína 1 unidade 30 pontos
Salsichão 1 fatia fina 5 pontos
Tender 1 porção (100 g) 45 pontos

Peixes e frutos do mar


ALIMENTO – QUANTIDADE PONTOS
Anchova 1 filé médio (150 g) 45 pontos
Atum em óleo drenado 3 col. (sopa) 40 pontos
Atum light 2 col. (sopa) 20 pontos
Bacalhau 1 porção (100 g) 40 pontos
Badejo 1 filé médio (150 g) 30 pontos
Cação 1 posta pequena (100 g) 40 pontos
Camarão 1 pires (chá) 40 pontos
Camarão com Catupiry 3 col. (sopa) 60 pontos
Haddock 1 filé pequeno (100 g) 40 pontos
Kani kama 1 unidade 4 pontos
Lula / marisco 1 pires (chá) 40 pontos
Merluza 1 filé pequeno (100 g) 40 pontos
Namorado 1 filé médio (150 g) 40 pontos
Ostras 5 unidades 20 pontos
Pescada branca 1 filé médio (150 g) 30 pontos
Salmão defumado 2 fatias pequenas 25 pontos
Sardinha em óleo 1 unidade 20 pontos
Sardinha fresca 3 unidades 40 pontos
Sashimi 10 fatias 20 pontos
Sushi 1 unidade 15 pontos
Temaki sem maionese 1 unidade 40 pontos
Truta 1 unidade média (150 g) 60 pontos

Grãos, cereais e raízes


ALIMENTO – QUANTIDADE PONTOS
Arroz à grega 1 col. (sopa) 10 pontos
Arroz branco 1 col. (sopa) 10 pontos
Arroz integral 1 col. (sopa) 10 pontos
Aveia 1 col. (sopa) 20 pontos
Batata cozida 1 unidade pequena 20 pontos
Batata-doce 1 unidade pequena 40 pontos
* Batata frita 10 palitos 80 pontos
** Batata palha industrializada 1 col. (sopa) 20 pontos
Cereal matinal light 3 col. (sopa) 30 pontos
Corn flakes (cereal sem açúcar) 2 col. (sopa) 10 pontos
Ervilha 4 col. (sopa) 20 pontos
Feijão 1 concha média (150 g) 27 pontos
Gergelim 1 col. (sobremesa) 10 pontos
Germe de trigo 1 col. (sopa) 20 pontos
* Granola 1 col. (sopa) 20 pontos
Grão-de-bico 1 col. (sopa) 10 pontos
Lentilha 1 col. (sopa) 5 pontos
Linhaça 1 col. (sobremesa) 20 pontos
Mandioca cozida 1 pedaço pequeno 20 pontos
Mandioca frita 1 pedaço pequeno 60 pontos
Mandioquinha 1 unidade pequena 20 pontos
Milho 1 col. (sopa) 7 pontos
Purê de batata 1 col. (sopa) 20 pontos
Risoto 1 col. (sopa) 20 pontos
Salada de batata com maionese 1 col. (sopa) 20 pontos
Soja 1 col. (sopa) 10 pontos
Suflê de batata 1 col. (sopa) 20 pontos

Massas, pizzas, tortas e sanduíches


ALIMENTO – QUANTIDADE PONTOS
Americano 1 unidade 165 pontos
Bauru 1 unidade 110 pontos
Beirute sem maionese 1 unidade 150 pontos
Big Mac 1 unidade 164 pontos
Cachorro-quente 1 unidade 92 pontos
Capelete / ravióli 1 xíc. (chá) 50 pontos
* Cheesebúrguer 1 unidade 120 pontos
* Cheese salada 1 unidade 160 pontos
Esfiha 1 unidade 60 pontos
Espaguete / fusili / rigattoni 1 xíc. (chá) 30 pontos
Lasanha à bolonhesa 1 pedaço (190 g) 175 pontos
Macarrão instantâneo 1 pacote 100 pontos
Mc Fish 1 unidade 125 pontos
Misto-quente 1 unidade 100 pontos
Nhoque 3 col. (sopa) 40 pontos
Panqueca sem molho 1 unidade 60 pontos
Pastel de queijo 1 unidade grande 100 pontos
Pizza de atum / escarola 1 fatia média 74 pontos
Pizza de calabresa / portuguesa 1 fatia média 100 pontos
Pizza de frango com Catupiry 1 fatia média 90 pontos
Pizza de mussarela 1 fatia média 81 pontos
Pizza quatro queijos 1 fatia média 120 pontos
Queijo-quente 1 unidade 100 pontos
* Quiche industrializado 1 unidade pequena 80 pontos
Rondelli 1 unidade 40 pontos
* Torta de frango industrializada 1 pedaço médio (100 g) 78 pontos
* Torta de palmito industrializada 1 pedaço médio (100 g) 73 pontos
Yakissoba 1 xíc. (chá) 60 pontos

Frutas


ALIMENTO – QUANTIDADE PONTOS
Abacate 3 col. (sopa) 30 pontos
Abacaxi 1 fatia fina 10 pontos
Ameixa seca 5 unidades 15 pontos
Banana-nanica 1 unidade 30 pontos
Banana-prata 1 unidade 20 pontos
Banana seca 1 unidade 10 pontos
Caqui 1 unidade 30 pontos
Damasco seco 5 unidades 15 pontos
Figo 1 unidade 10 pontos
Goiaba 1 unidade 15 pontos
Jabuticaba 1 pires (chá) 10 pontos
Kiwi 1 unidade 10 pontos
Laranja 1 unidade 10 pontos
Maçã 1 unidade 15 pontos
Melancia 1 fatia 15 pontos
Melão/ mamão/ manga 1 fatia 10 pontos
Maracujá 1 unidade 10 pontos
Morango 10 unidades 20 pontos
Pera 1 unidade 20 pontos
Pêssego 1 unidade 10 pontos
Salada de frutas 1 taça média 30 pontos
Tangerina (mexerica) 1 unidade 15 pontos
Uva 12 unidades 10 pontos
Uva passa 1 col. (sopa) 10 pontos

Gorduras e castanhas


ALIMENTO – QUANTIDADE PONTOS
Amêndoa 5 unidades 10 pontos
Amendoim 1 col. (sopa) 11 pontos
Azeite 1 col. (sopa) 20 pontos
Azeitona 10 unidades 20 pontos
Bacon 1 fatia fina 20 pontos
Castanha de caju picada 1 col. (sopa) 35 pontos
Castanha-do-pará 1 unidade 10 pontos
Chantilly 1 col. (sopa) 20 pontos
Creme de leite 1 col. (sopa) 17 pontos
Creme de leite light 1 col. (sopa) 12 pontos
* Maionese light 1 col. (sopa) 25 pontos
Manteiga 1 col. (chá) 20 pontos
* Margarina 1 col. (chá) 20 pontos
* Margarina light 1 col. (chá) 15 pontos
Noz 1 unidade 10 pontos
Óleo vegetal 1 col. (sopa) 20 pontos

Pães e biscoitos


ALIMENTO – QUANTIDADE PONTOS
* Biscoito com gergelim 1 unidade 12 pontos
* Biscoito cream craker 1 unidade 8 pontos
* Biscoito ao leite / aveia e mel 1 unidade 8 pontos
Biscoito de polvilho 1 pacote (50 g) 60 pontos
** Biscoito recheado 1 unidade 18 pontos
* Bisnaguinha 1 unidade 20 pontos
Brioche 1 unidade 50 pontos
* Cookie 1 unidade pequena 15 pontos
** Croissant 1 unidade 40 pontos
Club Social Integral 1 pacotinho 35 pontos
** Panetone 1 pedaço (80 g) 80 pontos
Pão de batata sem recheio 1 unidade 40 pontos
Pão de centeio 1 fatia 20 pontos
Pão de glúten 1 fatia 20 pontos
Pão de hambúrguer 1 unidade 40 pontos
Pão de hot dog 1 unidade 40 pontos
Pão de queijo 1 unidade média 40 pontos
Pão doce 1 unidade (50 g) 50 pontos
Pão francês 1 unidade 40 pontos
Pão integral 1 fatia 20 pontos
Pão integral light 1 fatia 15 pontos
Pão italiano 1 fatia 40 pontos
Pão sírio 1 unidade grande 40 pontos
Pão sírio com gergelim 1 unidade míni 20 pontos
Pão sueco 1 fatia 20 pontos
Torrada 1 unidade 10 pontos

Leite, iogurte, queijo e ovo


ALIMENTO – QUANTIDADE PONTOS
Brie / camembert 1 fatia fina 25 pontos
Cottage 2 col. (sopa) 10 pontos
Cream cheese light 1 col. (sopa) 14 pontos
Fondue de queijo 1 col. (sopa) 25 pontos
Gorgonzola / gruyère 1 fatia fina 20 pontos
Iogurte com mel 1 pote (200 ml) 60 pontos
Iogurte diet/light 1 pote (200 ml) 14 pontos
Iogurte natural desnatado 1 pote (200 ml) 25 pontos
Iogurte natural integral 1 pote (200 ml) 40 pontos
Leite desnatado 1 copo (200 ml) 20 pontos
Leite de soja 1 copo (200 ml) 40 pontos
Leite integral 1 copo (200 ml) 35 pontos
Leite fermentado (tipo Yakult) 1 unidade 15 pontos
Mussarela 1 fatia fina 20 pontos
Mussarela de búfala 1 unidade média 40 pontos
Ovo 1 unidade (45 g) 20 pontos
Polenguinho 1 unidade 20 pontos
Queijo branco light 1 fatia grossa 15 pontos
Queijo cremoso 1 col. (sopa) 20 pontos
Queijo de minas 1 fatia fina 25 pontos
Queijo parmesão ralado 2 col. (chá) 10 pontos
Queijo prato 1 fatia fina 20 pontos
Queijo provolone 1 fatia fina 25 pontos
* Requeijão 1 col. (sopa) 20 pontos
Ricota 1 fatia grande 25 pontos
Tofu (queijo de soja) 1 fatia grande 25 pontos

Bebidas


ALIMENTO – QUANTIDADE PONTOS
* Achocolatado pronto 1 unidade (200 ml) 55 pontos
Água-de-coco 1 copo (200 ml) 10 pontos
Batida com leite condensado 1 copo (150 ml) 75 pontos
Bebida energética 1 lata (330 ml) 34 pontos
Café com leite desnatado 1 xíc. (120 ml) 12 pontos
Caipirinha de limão com açúcar 1 copo (200 ml) 49 pontos
Caipirinha de limão com adoçante 1 copo (200 ml) 35 pontos
Caldo de cana 1 copo (200 ml) 30 pontos
Capuccino 1 xíc. (120 ml) 20 pontos
Cerveja 1 lata (350 ml) 40 pontos
Chá pronto industrailizado 1 unidade (200 ml) 20 pontos
Champanhe 1 taça (120 ml) 30 pontos
Chope 1 tulipa (300 ml) 35 pontos
Isotônico 1 garrafinha (500 ml) 35 pontos
* Milk shake 1 copo (330 ml) 180 pontos
Refrigerante 1 copo (200 ml) 23 pontos
Saquê 1/2 copo (100 ml) 40 pontos
Smirnoff Ice 1 garrafinha 50 pontos
Suco de fruta industrializado 1 copo (200 ml) 35 pontos
Suco de fruta industrializado light 1 copo (200 ml) 35 pontos
Suco de laranja sem açúcar 1 copo (200 ml) 30 pontos
Suco de soja com fruta light 1 copo (200 ml) 15 pontos
Vinho tinto (ou branco) 1 taça (120 ml) 30 pontos
Vodca 1 dose (40 ml) 30 pontos

Doces e sorvete


ALIMENTO – QUANTIDADE PONTOS
Açaí com granola 1 pote médio (200 g) 140 pontos
Achocolatado em pó 1 col. (sobremesa) 15 pontos
Açúcar 1 col. (sopa) 17 pontos
Açúcar light 1 col. (chá) 3 pontos
Açúcar mascavo 1 col. (sopa) 15 pontos
Arroz-doce 1 col. (sopa) 10 pontos
Bala comum 1 unidade 6 pontos
Bala diet 1 unidade 2 pontos
Bananinha com açúcar 1 unidade 30 pontos
Bem-casado 1 unidade média 40 pontos
Bis 1 unidade 11 pontos
Bolo com recheio e cobertura 100 pontos
* Bomba de chocolate 1 unidade 45 pontos
Bombom 1 unidade (30g) 50 pontos
Brigadeiro 1 unidade pequena 14 pontos
* Brownie 1 unidade pequena 70 pontos
Cheesecake romeu e julieta light 1 fátia média (100 g) 90 pontos
Chocolate ao leite 1 barra pequena (100 g) 170 pontos
Coberturas doces industrializadas 1 col. (sopa) 20 pontos
Cocada 1 unidade pequena (100 g) 100 pontos
Creme de papaia 1 xíc. (chá) 80 pontos
Creme de chocolate e avelã (tipo Nutella) 1 col. (sopa) 40 pontos
Doce de leite 1 col. (sopa) 20 pontos
Doce de leite diet 1 col. (sopa) 10 pontos
Frozen yogurt 1 taça média (120 g) 57 pontos
Frozen yogurt diet 1 taça média (120 g) 28 pontos
Gelatina 1 col. (sopa) 7 pontos
Geleia 1 col. (sopa) 14 pontos
Geleia diet 1 col. (sopa) 7 pontos
Goiabada 1 fatia fina 20 pontos
Mel 1 col. (sopa) 13 pontos
Merengue 1 taça pequena (100 g) 60 pontos
Musse de chocolate 1 col. (sopa) 20 pontos
Paçoca 1 unidade (30 g) 35 pontos
Pavê 1 col. (sopa) 20 pontos
Pão de mel 1 unidade pequena (20 g) 30 pontos
Petit gateau industrializado 1 unidade pequena 55 pontos
Picolé (com leite) 1 unidade 55 pontos
Picolé (sem leite) 1 unidade 19 pontos
Sagu 1 col. (sopa) 10 pontos
Suspiro 1 unidade média 11 pontos
Sonho 1 unidade 140 pontos
** Sorvete de massa 1 bola 55 pontos
** Sorvete de massa diet/light 3 col. (sopa) 15 pontos

Sopas e cremes


ALIMENTO – QUANTIDADE PONTOS
Caldo verde 1 concha média 21 pontos
Canja 1 concha média 30 pontos
Creme de cebola 1 concha média 50 pontos
Creme de espinafre 1 concha média 46 pontos
Creme de legumes batidos 2 conchas médias 50 pontos
Sopa de ervilha 1 concha média 50 pontos
Sopa de feijão com macarrão 1 concha média 50 pontos
Sopa de vegetais em pedaço 2 conchas médias 24 pontos
Missoshiro 1 concha média 17 pontos

Molhos e patês


ALIMENTO – QUANTIDADE PONTOS
Babaganuche 1 col. (sopa) 10 pontos
Coalhada fresca 1 copo (200 ml) 40 pontos
Coalhada seca 1 col. (sopa) 15 pontos
Homus 1 col. (sopa) 15 pontos
Ketchup 1 col. (sopa) 6 pontos
Maionese 1 col. (sopa) 35 pontos
Maionese light 1 col. (sopa) 18 pontos
Molho à bolonhesa 1 col. (sopa) 12 pontos
Molho branco 1 col. (sopa) 20 pontos
Molho inglês 1 col. (sopa) 2 pontos
Molho rosê 1 col. (sopa) 26 pontos
Molho tártaro 1 col. (sopa) 30 pontos
Molho de iogurte 1 col. (sopa) 8 pontos
Mostarda 1 col. (sopa) 5 pontos

Salgadinhos


ALIMENTO – QUANTIDADE PONTOS
Barra de cereais light 1 unidade 25 pontos
Batata chips 1 porção (80 g) 118 pontos
Batata palha 1 col. (sopa) 20 pontos
Biscoito de polvilho 1 pacote (50g) 60 pontos
Ovinho de amendoim 1 pacote (200g) 250 pontos
Pipoca de micro-ondas 1 saco médio (50g) 55 pontos
Salgadinho assado 1 unidade pequena 20 pontos
Salgadinho frito 1 unidade pequena 30 pontos
Salgadinho empanado 1 unidade pequena 40 pontos
Salgadinho de pacote 1 pacote médio 140 pontos

Modelo de cardápio da nova dieta dos pontos

Modelo de cardápio da nova dieta dos pontos

Café da manhã
• 1 xíc. (120 ml) de café com leite desnatado e adoçante = 12 pontos
• 1 torrada integral = 10 pontos
• 1 fatia de queijo branco light = 15 pontos

Lanche da manhã
• 1 banana-prata = 20 pontos

Almoço
• Óleo do preparo = 15 pontos
• Salada de agrião e tomate = 0
• 1 col. (sobremesa) de azeite = 13 pontos
• 2 col. (sopa) de arroz = 20 pontos
• 2 col. (sopa) de lentilha = 10 pontos
• 1 filé (100 g) de pescada branca no vapor = 20 pontos
• 1 col. (sopa) de abóbora refogada = 10 pontos
• 1 barra de chocolate (25 g) = 43 pontos

Lanche da tarde
• 1 pote de iogurte natural desnatado = 25 pontos
• 1 col. (sopa) de cereal matinal light = 15 pontos

Jantar
• Óleo do preparo = 15 pontos
• Salada de alface, salsão e rúcula = 0
• 1 col. (sobremesa) de azeite = 13 pontos
• 1 filé (100 g) de frango grelhado com 1 fatia de mussarela e 1 fatia de tomate = 65 pontos

O poder das Especiarias!

O olfato é um dos principais sentidos do homem, a sensibilidade do aroma faz com que ativamos as células nervosas das narinas, que transmitem o estimulo ao nosso cérebro, informando que o alimento do qual se origina o aroma, está a caminho. Então, o cérebro manda este sinal às glândulas salivares, e as avisa para que elevem a produção de saliva, aumentando assim a produção de enzimas responsáveis pela digestão.
Neste processo, ao mesmo tempo em que há este sinal, nosso cérebro envia também uma mensagem ao estômago, para que este aumente a quantidade de ácido clorídrico que ajudará na digestão, e também,  manda um aviso para que ocorra a secreção de hormonais que ativam o pâncreas e o fígado, preparando-os para o processo digestivo.

As erva ou tempero, pois elas possuem nutrientes e substâncias bioativas capazes de gerar todo este processo, iniciando quando exalam seu aroma. Neste sentido,  sabe-se que também podem trazer grandes benefícios  à saúde, graças as propriedades funcionais das substâncias nelas contidas, caso sejam consumidas corretamente e o organismo capaz de aproveitá-las.

As ervas podem  exercer ação em:
• Redução do colesterol ruim (LDL);
• Aumento da  diurese;
• Auxílio  do processo digestório;
• Prevenção em  doenças cardíacas;
• Prevenção de vários tipos de câncer;
• Propriedades anti-bacterianas, anti-fúngicas, antiséptica;
• Prevenção de cataratas;
• Poder anti-inflamatório;
• Tratamento de doenças respiratórias;
• Auxílio no processo de emagrecimento.

AÇAFRÃO
• Rico em carotenóides, riboflavina e vitaminas;
• É digestivo;
• Regula os processos sanguíneos;
• Antitinflamatório;
• Era utilizado para aliviar a dor;
• Estudos mostram que é capaz de diminuir o crescimento de células cancerígenas pela substância bioativa que possui que é a crocetina. Além disso, a crocetina também pode diminui os níveis de colesterol no sangue.

ALECRIM
• Rico em polifenóis
• Ajuda na enxaqueca
• Digestivo
• Reduz a fragilidade capilar, diminuindo a queda de cabelo
• É antimicrobiano
• Melhora a função mental e da memória
• Pelos seus polifenóis, atua contra células cancerígenas e aumenta a imunidade

MANJERICÃO
• Ajuda na digestão
• Insônia
• É antioxidante
• É antiinflamatório
• Possui flavonóides e fitoquímicos responsáveis pela redução do LDL-colesterol e do crescimento de tumores.

CANELA

• Auxilia em problemas gastrointestinais
• Regula os níveis de glicemia
• É antioxidante
• Antiinflamatório
• Antimicrobiano
• A substância bioativa da canela é a cumarina



ERVA DOCE
• Rica em celulose, cálcio, fósforo e vitaminas do complexo B
• É expectorante
• Diurética
• Digestiva
• Coagulante
• Alivia cólicas causadas por gases
• Combate diarréia e vómitos

LOURO
• Rico em ferro, vitamina A e E
• Problemas digestivos
• Diurético
• Problemas reumáticos
• Disfunções menstruais


ORÉGANO

• É antioxidante
• A quercetina e a galangina podem inibir o crescimento de células tumorais
• Os compostos terpênicos podem aumentar os níveis das enzimas que protegem o organismo contra o câncer.
PIMENTA

• Rica em vitamina C, B1, B2 , tendo como  bioativo a capsaícina, que confere seu sabor picante
• Digestiva
• É analgésicas e  termogênica
• Reduz a formação de coágulos no sangue

domingo, 21 de agosto de 2011

CURIOSIDADES SOBRE ALIMENTOS !!!!

Mate sua curiosidade...

Como é que se sabe o número de calorias de um alimento?
Somam-se as calorias produzidas pelas gorduras, proteínas e hidratos de carbono, que entram na composição dos alimentos e têm a função de produzir energia para o organismo.

De onde vem à expressão "banho-maria"? 
É uma alusão à alquimista Maria, possivelmente irmã de Moisés, o líder hebreu que viveu entre os séculos XIII e XIV a.C. Foi ela quem inventou o processo de cozinhar lentamente alguma coisa mergulhando um recipiente com a substância em água fervente. Ou também pode ser uma referência à Virgem Maria, símbolo de doçura, pois o termo evoca "o mais doce dos cozimentos".

De onde vem o caviar?
O caviar é feito de ovas salgadas de esturjão, o maior peixe de água doce do mundo. Elas precisam ser retiradas do peixe ainda vivo em um prazo máximo de 15 minutos para depois serem peneiradas, lavadas e secas.

Quando o chocolate que fica esbranquiçado está estragado?
Não, o chocolate com aspecto esbranquiçado sofreu a ação do calor. Um dos principais componentes do chocolate é a manteiga de cacau. Quando o produto é exposto a temperaturas acima de 28ºC, ele amolece e a manteiga separa-se do cacau. A manteiga fica concentrada na superfície do chocolate mesmo depois dele voltar a endurecer.

Por que as frutas mudam de cor quando amadurecem?
A maturação das frutas é caracterizada, entre outras coisas, por uma alteração de cor. A cor verde, devido à clorofila, desaparece em proveito de outros pigmentos, as carotinas e os antocianos. Este fenômeno, acompanhado por um amolecimento da polpa da fruta, deve-se a transformações químicas verificadas em função da temperatura, da intensidade luminosa e do teor do oxigênio e gás carbônico dos tecidos da fruta.

Por que é que as garrafas de vinho não são transparentes?
O vidro colorido das garrafas funciona como um filtro solar. O vinho é como a pele: sofre com os raios UVA. Se deixado em lugar ensolarado pode ter o seu aroma e sabor alterados. Mesmo que a garrafa sirva de proteção, é necessário guardá-las em local protegido do calor e da luminosidade.

Por que descascar cebolas nos faz chorar? 
A cebola tem um óleo que evapora quando ela é cortada ou descascada. O vapor do óleo afeta os nervos do nariz que estão ligados aos olhos. Por isso eles lacrimejam.

Por que os chefs de cozinha usam chapéus brancos e altos?
O costume data do século XV, quando os cozinheiros eram bem pagos e respeitados pelos gregos na era bizantina. Quando os turcos derrubaram o Império Bizantino, em 1453, os bons chefs esconderam-se entre os monges e para não serem identificados, adotaram as vestimentas dos monges, incluindo um chapéu negro e alto. Com o tempo, mudaram a cor do chapéu para se diferenciarem do clero.

Por que os queijos suíços têm buracos?
Os buracos são formados com a expansão de gases emitidos por uma bactéria. Ela é colocada durante os primeiros estágios da produção do queijo suíço e ajuda a amadurecê-lo e a dar-lhe o seu sabor característico.


Qual é a diferença entre os biscoitos cream cracker e os de água e sal? 
A massa dos biscoitos cream cracker é mais gordurosa, com cerca de 16% de gordura. Já os biscoito de água e sal possuem apenas 7%. A gordura deixa o biscoito cream cracker mais crocante e cremoso e o próprio nome em inglês indica isso. Um legítimo cream cracker tem 32 calorias, enquanto que o de água e sal tem 27.

De onde surgiu os brigadeiros?
Os brigadeiros foram criados no Brasil logo depois da segunda guerra mundial. Na época, era quase impossível arranjar leite fresco, ovos, amêndoas e açúcar para os doces. Aí alguém descobriu que a mistura de leite condensado e chocolate dava um doce gostoso. O nome foi uma homenagem ao brigadeiro Eduardo Gomes, político e candidato a Presidência.

sexta-feira, 19 de agosto de 2011

Veja os alimentos que podem substituir a carne vermelha na dieta


Eliminar ou, pelo menos, reduzir a ingestão de carne vermelha se tornou um desejo comum entre pessoas que buscam uma alimentação mais saudável e preventiva. Rica em colesterol e gorduras saturadas, a carne vem sendo cada vez mais associada a doenças cardiovasculares, diabetes e até câncer.

Porém, como se trata de ótima fonte de ferro e proteínas (fundamentais para o bom funcionamento do organismo), todo cuidado é pouco na hora de substituir esse item do cardápio.

Antes de tudo, é importante ressaltar que nenhum alimento contém todos os nutrientes, assim como nenhum nutriente está presente em apenas um alimento. Portanto, é importante que as pessoas que pretendem substituir a carne vermelha da dieta, seja de forma parcial ou não, precisa investir em vários substitutos para manter uma nutrição ideal. Seguir uma dieta variada, para que não haja comprometimento das necessidades nutricionais diárias, consumindo alimentos ricos em ferro, proteínas e vitamina B12 é indispensável.

Conheça os principais alimentos que garantem a reposição nutricional em substituição à carne vermelha:

Soja: principal alternativa à carne, é rica em proteínas e fornece todos os aminoácidos de que precisamos. Sua ingestão também reduz o colesterol, prevenindo doenças cardiovasculares. O mercado fornece um grande leque de produtos, como bife, leite, queijo, iogurte e hambúrguer. Patês, sopas, vitaminas e saladas com tofu são ótimas maneiras de consumir o grão. A proteína texturizada fica deliciosa em molhos e recheios.

Frango e peixe: possuem praticamente os mesmos nutrientes da carne vermelha (ferro, zinco, proteínas e vitamina B12) e quantidades menores de colesterol e gordura saturada. Para uma refeição ainda mais light, retire a pele e opte por prepará-los assados, cozidos ou grelhados.

Ovo: importante fonte de proteínas, vitaminas e minerais, ele ainda fornece ômegas 3 e 6. Estudos recentes derrubaram o mito de que sua ingestão aumenta a taxa de colesterol. Uma omelete preparada com duas claras, uma gema e queijo branco pode ser consumida tanto no almoço quanto no jantar.

Leite e seus derivados: constituem umas das principais fontes de proteínas de origem animal. Para compensar a baixa concentração de ferro (e evitar anemia), recomenda-se o consumo dos tipos fortificados. Embora sejam substitutos razoáveis, não devem ser consumidos com as principais refeições, pois a absorção do mineral pode ser prejudicada. Vitamina ou iogurte de frutas e um sanduíche de pão integral com queijo branco são um bom exemplo de cardápio para o lanche da tarde ou o café da manhã.

Vegetais verde-escuros: fontes privilegiadas de ferro, eles devem fazer parte de todas as refeições diárias. Salsa, couve, agrião, rúcula, brócolis, espinafre e folhas de beterraba também podem incrementar uma sopa quentinha ou entrar no recheio de panquecas e tortas salgadas.

quinta-feira, 18 de agosto de 2011

Balas de Colágeno

Essas balinhas, além de uma opção de guloseima deliciosa é muito saudável e traz muitos benefícios para o nosso organismo!

Um alimento desenvolvido a base de colágeno hidrolisado (um tipo especial de gelatina), obtida através de um processo termo-químico diferenciado, onde a estrutura do material colagênico é transformada em proteína (solúvel), com alto poder saciativo e de absorção.

Colágeno: Se apresenta em nosso organismo como uma das maiores moléculas protéicas, presente na estrutura dos tecidos, cartilagens, ossos, unhas, tendões, músculos, cabelos e articulações, representando mais de 30% das proteínas. O Colágeno Hidrolisado é rico em Glicina e Prolina (aminoácidos essenciais) e apresenta quantidades protéicas superiores às encontradas em outros alimentos. Estudos mostram que após a maturidade, ou seja, por volta dos 25 anos, o organismo humano começa a perder 1,5 % de colágeno ao ano e, após os 50 anos produz 35 % de colágeno a menos que produzia anteriormente.

As balas de colágeno foram desenvolvidas como alimento, com a finalidade de repor as necessidades desta substância no organismo. Em forma de doce, o consumo é fácil e por isso tornou-se um produto de grande aceitação. Tem alto poder nutritivo (rico em aminoácidos), além de suas propriedades saciativas.


O consumo diminuirá o apetite?
Sem dúvida sim. Gelatina e colágeno hidrolizado agem por mecanismos distintos. A Gelatina tem a capacidade de se expandir na presença de água, que por ação mecânica, promove um aumento de volume no estomago. Já o colágeno hidrolizado, com grande valor nutritivo, é absorvido rapidamente, alimentando e saciando o organismo. 

Quais as Vantagens?
Baixas calorias, isento de gorduras, livre de glúten, baixo teor de sódio e também  isento de sacarose, frutose, glicose e lactose.

Quais benefícios apresentam as balas manipuladas com adição de ervas fototerápicas?
Elas têm os mesmos efeitos das ervas já que a bala é apenas o veículo para o organismo. Por exemplo, o chá verde tem a função de acelerar o metabolismo e, consequentemente, emagrecer, e as balas manipuladas com esta erva proporcionarão o mesmo resultado.

É necessário ter receita médica para comprar? Quanto elas custam?
Não há necessidade de receita, desde que sejam apenas de colágeno.  O preço, em média, é de R$ 120 por 60 balas.

Fonte: Adaptado de http://mdemulher.abril.com.br
Essas balinhas, além de uma opção de guloseima deliciosa é muito saudável e traz muitos benefícios para o nosso organismo!

Um alimento desenvolvido a base de colágeno hidrolisado (um tipo especial de gelatina), obtida através de um processo termo-químico diferenciado, onde a estrutura do material colagênico é transformada em proteína (solúvel), com alto poder saciativo e de absorção.

Colágeno: Se apresenta em nosso organismo como uma das maiores moléculas protéicas, presente na estrutura dos tecidos, cartilagens, ossos, unhas, tendões, músculos, cabelos e articulações, representando mais de 30% das proteínas. O Colágeno Hidrolisado é rico em Glicina e Prolina (aminoácidos essenciais) e apresenta quantidades protéicas superiores às encontradas em outros alimentos. Estudos mostram que após a maturidade, ou seja, por volta dos 25 anos, o organismo humano começa a perder 1,5 % de colágeno ao ano e, após os 50 anos produz 35 % de colágeno a menos que produzia anteriormente.

As balas de colágeno foram desenvolvidas como alimento, com a finalidade de repor as necessidades desta substância no organismo. Em forma de doce, o consumo é fácil e por isso tornou-se um produto de grande aceitação. Tem alto poder nutritivo (rico em aminoácidos), além de suas propriedades saciativas.


O consumo diminuirá o apetite?
Sem dúvida sim. Gelatina e colágeno hidrolizado agem por mecanismos distintos. A Gelatina tem a capacidade de se expandir na presença de água, que por ação mecânica, promove um aumento de volume no estomago. Já o colágeno hidrolizado, com grande valor nutritivo, é absorvido rapidamente, alimentando e saciando o organismo. 

Quais as Vantagens?
Baixas calorias, isento de gorduras, livre de glúten, baixo teor de sódio e também  isento de sacarose, frutose, glicose e lactose.

Quais benefícios apresentam as balas manipuladas com adição de ervas fototerápicas?
Elas têm os mesmos efeitos das ervas já que a bala é apenas o veículo para o organismo. Por exemplo, o chá verde tem a função de acelerar o metabolismo e, consequentemente, emagrecer, e as balas manipuladas com esta erva proporcionarão o mesmo resultado.

É necessário ter receita médica para comprar? Quanto elas custam?
Não há necessidade de receita, desde que sejam apenas de colágeno.  O preço, em média, é de R$ 120 por 60 balas.

Fonte: Adaptado de http://mdemulher.abril.com.br

quarta-feira, 17 de agosto de 2011

Espinafre: a verdura versátil e cheia de vitaminas

Alimento vai bem em saladas, sopas e recheios de quiches

Esperto era o Popeye que sempre soube dos incríveis benefícios do espinafre. Além de ser rico em vitamina C, contém cálcio e ferro. A verdura também possui substâncias potentes no combate ao câncer, reduzem o colesterol e ainda previnem a degeneração macular nos olhos, devido à grande quantidade de glutadiona.

O ideal é consumir o espinafre muito fresco, orgânico. Prefira cozinhar o vegetal, pois como contém ácido oxálico, pode impedir a absorção do cálcio. O ácido oxálico é neutralizado durante o cozimento das folhas. Antes de consumir, o espinafre precisa estar limpo, com as folhas de cor verde uniforme. Não podem estar murchas e nem amareladas. Os talos não podem apresentar pontinhos pretos. O vegetal é bem versátil e combina com sopas, suflês, omeletes. Pode ser usado como recheio ou acompanhamento de massas como macarrão, quiche, tortas, pastéis e assados.

A moda da vez são as farinhas de frutas

São várias e é a moda do momento, de banana verde, do bagaço da laranja, maracujá, uva e açaí. Estas possuem funcionalidades interessantes no organismo. 

Vamos conhecê-las?

A farinha de banana verde contém uma fibra conhecida como amido resistente, e está entre as mais procuradas. Essa fibra vai alimentar as bactérias boas que nós temos no intestino, diminuindo a absorção de glicose, de gordura e promovendo um melhor funcionamento intestinal.

A farinha feita com o bagaço da laranja, tem o poder de queimar gorduras. Mas tem que ser a laranja citrus aurantium, se não você estará consumindo a farinha de laranja somente como fonte de fibra.

Já a farinha de maracujá contém pectina, fibra solúvel que tem a função de ajudar no controle do colesterol e do nível de açúcar no sangue, reduzindo a absorção da gordura dos alimentos. Por se transformar numa espécie de gel no estômago gera uma diminuição da sensação de fome.

Alguns estudos já comprovam que a farinha de uva diminui o nível do colesterol ruim, o LDL, e o aparecimento de varizes, porque ativa a circulação e ainda ajuda a retardar o envelhecimento. Também é rica em resveratrol, ajudando a evitar o câncer.

Uma novidade para os atletas é a farinha do açaí, que possui todos os benefícios revigorantes da fruta, e tem a metade das calorias da polpa.

Os benefícios gerados pelas farinhas estão concomitantemente ligados a ingestão de água! Por isso, é importante beber pelo menos oito copos por dia para que o intestino funcione bem evitando a constipação.

Para quem quer emagrecer, deve-se consumir as farinhas trinta minutos antes das refeições, e no máximo quatro colheres de sopa por dia. Comece devagar, tomando uma colher por dia, e aos pouco vá aumentando. As farinhas também podem ser misturadas as refeições, como, por exemplo, no feijão e arroz.


Fonte: Adaptado de http://alimentese.net

sexta-feira, 12 de agosto de 2011

Para quem gosta de uma cervejinha, veja o que acontece quando se passa dos limites!


Para os amigos chegados!!!

Você vai ao bar e bebe uma cerveja. Bebe a segunda cerveja, a terceira e assim por diante. E o que acontece ao seu organismo?

Bom, o seu estomago manda uma mensagem para o cérebro dizendo “Caramba… ele(a) tá bebendo muito liquido, estou super cheio!!!”. ´Ai, o seu seu estômago e o seu cérebro não distinguem que tipo de liquido está sendo ingerido. Eles sabem apenas que “é líquido”.

Quando o cérebro recebe essa mensagem ele diz: “Nossa,  ele(a) tá maluco(a)!!!”. E manda a seguinte mensagem para os rins “Amigo, filtra o máximo de sangue que você puder, porque ele(a) tá maluco e está bebendo muito líquido, vamos "botar" isso tudo pra fora” e o rim começa a fazer até hora-extra e filtra muito sangue e enche rápido.

Daí vem a primeira corrida ao banheiro. Se você notar, essa primeira urina é com a cor normal, meio amarelado, porque além de água, vem as impurezas do sangue. Então, o rim aliviou a vida do estômago, mas você continua bebendo e o estomago manda outra mensagem pro cérebro: “Cara, ele(a) não pára, socorro!!!” e o cérebro manda outra mensagem pro rim “Amiguinho, estica a baladeira, manda ver aí na filtragem!!!”.

O rim filtra feito um louco, só que agora, o que ele expulsa não é o álcool, ele manda pra bexiga apenas água (o líquido precioso do corpo). Por isso que as idas ao banheiro seguintes são transparentes, porque é água. E quanto mais você continua bebendo, mais o organismo joga água pra fora e o teor de álcool no organismo aumenta e você fica mais "tontinho".

Chega uma hora que você está com o teor alcoólico tão alto que seu cérebro desliga você. Essa é a hora que você desmaia… dorme… capota… Ele faz isso porque pensa “Caramba, esse cidadão tá a fim de se matar, está bebendo veneno pro corpo, vou apagar esse doido pra ver se assim ele pára de beber e a gente tenta expulsar esse álcool do corpo dele”.

Enquanto você está lá, apagado (sem dono), o cérebro dá a seguinte ordem pro sangue “Rapaz, apaguei essa criatura, agora a gente tem que tirar esse veneno do corpo dele. O plano é o seguinte, como a gente está com o nível de água muito baixo, passa em todos os órgãos e tira a água deles e assim a gente consegue jogar esse veneno fora”.

O sangue é como se fosse o motoboy do corpo. E como um bom motoboy, ele obedece as ordens direitinho e por isso começa a retirar água de todos os órgãos. Como o cérebro é constituído de 75% de água, ele é o que mais sofre com essa “ordem” e daí vêm as terríveis dores de cabeça da ressaca.

Então, sei que na hora as pessoas nem pensam nisso, mas quando forem beber, bebam de meia em meia hora um copo d’água, porque na medida que você vai ao banheiro, já repõe a água. E saibam que tomar água na hora correta maximiza os cuidados no corpo humano!. E claro, vamos manerar nas bebidas álcoolicas, até porque, além de tudo o que foi dito o álcool depleta todos os nutrientes!.
Bem pessoal, essa foi a meneira divertida que encontramos de passar para vocês o que ocorre ao nosso organismo quando passamos da conta com a bebida. Espero que todos tenham captado a mensagem.  E vamos beber com moderação porque:



Fonte: Adaptado de http://pybony.com

RECEITA DE BOLO DE BANANA ( RICO EM FIBRAS)

Bolo de banana com fibras

½ xicara de castanha do Pará torrada
½ xícara de uvas passas pretas (sem semente)
2 xícaras de chá de aveia integral em flocos finos
2 colheres de sopa de farelo de trigo
1 colher de sopa de fermento em pó (ou bicarbonato de sódio)
5 bananas nanicas maduras
1 xícara de óleo de azeite de oliva

Bata no liquidificador o azeite com as bananas e parte das uvas passas, por cerca de 3 minutos. Misture com o farelo, a aveia, as castanhas e as uvas, e por último o fermento. Mexa delicadamente, até misturar bem. Coloque em forma untada e polvilhada com farelo de trigo. Asse em forno médio por cerca de 35 minutos. Bom apetite e boa digestão!

quarta-feira, 10 de agosto de 2011

Rosas de batata, como assim?

Estava pesquisando na net coisinhas interessantes para postar para vocês, e me deparei com essa obra de arte. São estas lindas rosas de batatinha chips.


Quer saber como faz? Então eu conto.

O primeiro passo é:  Fatiar as batatas de maneira que fiquem bem fininhas, praticamente translúcidas. Descascar é opcional, lembrando que se for usar a casca, sempre higienizá-la pra limpar bem. Pode-se usar a faca mesmo, para quem não tem um ralador/fatiador, mas dá pra fazer com aqueles multi-raladores graduais.



Em seguida,  vá enrolando as "pétalas" e prendendo com um palito de dente. Este será o miolo da rosa:




Agora prenda as pétalas de fora usando mais um palitinho, assim:




Agora vem a parte colesteróica do processo: fritar em imersão. Sabemos que frituras não é legal, mas nesse caso tá valendo né?, afinal, você não precisa necessariamente comer sua obra de arte!


E voilá ! Pode enfeitar seu prato/petisqueira e arrasar!




Fonte: http://fizassim.blogspot.com