quali nutri consultoria

segunda-feira, 29 de outubro de 2012

Gestante

 



A gravidez é o período em que as necessidades nutricionais da mulher aumentam, precisando de nutrientes suficientes a cada dia. A alimentação da gestante deve conter nutrientes básicos como proteínas, carboidratos, lipídeos, vitaminas, minerais, água e fibras. As proteínas são os “tijolos” das células e os carboidratos e lipídeos são fontes de energia. As vitaminas e os minerais (ferro, cálcio, zinco, vit. B12, ácido fólico...) mantém o equilíbrio do organismo.

Na gestação o consumo adequado de todos os nutrientes, em especial de vitaminas e minerais, é muito importante porque todos os nutrientes participam da formação do feto, a fim de manter o crescimento saudável do bebê e nutrir o corpo da gestante.

Todo suprimento alimentar que esse bebê precisa virá de você mãe, seja dos alimentos que ingerir ou dos suplementos que façam parte da sua dieta.





Uma orientação alimentar durante a gravidez possibilitará a gestante manter um bom estado de saúde e o desenvolvimento normal do bebê. E após o nascimento do bebê, o acompanhamento nutricional deve continuar, garantindo a mãe uma perda de peso saudável e manutenção do estado nutricional.


Ganho de peso (kg) recomendado para a gestante durante a gestação, segundo o estado
nutricional inicial.

Estado nutricional Inicial (IMC)
Ganho ponderal (kg) total no 1º trimestre
Ganho ponderal (kg) total no 1º trimestre
Ganho ponderal (kg) total
Baixo Peso
2,3
0,5
12,5 – 18,0
Normal
1,6
0,4
11,5 – 16,0
Sobrepeso
0,9
0,3
7,0 – 11,5
Obesidade
-
0,3
≥ 7,0

Nenhum comentário:

Postar um comentário