quali nutri consultoria

quinta-feira, 23 de junho de 2011

Saiba as calorias das comidas e bebidas das "Festas Juninas"

Festa junina é sinônimo de guloseimas e bebidas quentinhas para combater o frio. Mas se você está de regime ou não quer engordar muito neste inverno, toda cautela é pouco. Todos os alimentos podem ser consumidos, mas em pequenas quantidades. De preferência, vá para a festa após jantar, aí a fome não faz você devorar tudo.
"Com o frio, as pessoas tendem a comer mais do que o normal. Portanto, é preciso tomar cuidado para não extrapolar e consumir mais energia do que se gasta", avisa a nutricionista Ione Leandro de Queiroga, da rede de clínicas de estética Onodera.
Um copo de quentão, por exemplo, de 100 ml, tem 294 calorias em média.

Quentão:
Vinho quente: Já o vinho quente é menos calórico, em 100 ml tem 120 calorias e, por ser proveniente da uva, o vinho possui substâncias antioxidantes como os flavonóides - que combatem os radicais livres - e o resveratrol - que possui efeito cardioprotetor. Mas devido ao seu teor alcoólico, deve ser consumido com moderação, explica a nutricionista Kátia Terumi Rodrigues do Complexo Hospitalar Edmundo Vasconcelos.
Pé-de-moleque: Cada 100 g de pé-de- moleque tem 487 calorias. Ele é feito de amendoim que é classificado como uma semente oleaginosa, rica em potássio, magnésio, ferro, cálcio, zinco, fibras e gordura. Devido ao alto índice de gordura, tem elevado teor calórico e, por isso, deve ser consumido com moderação, é o que comenta a nutricionista Kátia Terumi Rodrigues do Complexo Hospitalar Edmundo Vasconcelos.
Arroz doce: O arroz doce tem 160 calorias em cada 100 g. O arroz é rico em carboidratos e tem elevado teor energético. Fonte de cálcio, o arroz doce pode ter seu valor calórico reduzido para 87 calorias (100g) através da troca de alguns ingredientes, como leite integral pelo desnatado e açúcar por adoçante artificial, ensina a nutricionista Kátia Terumi Rodrigues do Complexo Hospitalar Edmundo Vasconcelos.
Uma espiga de milho tem 132 Kcal, mas se você comer com uma colher de manteiga, já sobe para mais de 200 calorias.
Milho cozido:
Cachorro quente: O cachorro quente completo (com molho, milho, ervilha, ovo de codorna, maionese, catchup, mostarda, queijo ralado e batata palha) tem 680 Kcal, mas você pode optar por uma versão light de 276 kcal com pão careca, salsicha de peru light, molho de tomate e maionese e mostarda light.

Espetinho de carne:
Um espetinho de carne na brasa de 50 gramas tem 119 Kcal. Agora, se você passar ele na farinha, as calorias podem dobrar e ultrapassar as 270 calorias.
Pipoca: A tradicional pipoca sabor manteiga, por exemplo, tem 132 calorias em 30 gramas. Se você escolher a tradicional light são 108 kcal. A nutricionista Kátia Terumi Rodrigues do Complexo Hospitalar Edmundo Vasconcelos conta que para ser mais prática e saudável, a Pipoca pode ser preparada sem óleo ou manteiga no microondas. O milho deve ser colocado dentro de um saquinho de pão. Feche bem a extremidade do saco, leve ao forno ou microondas por alguns minutos na potência alta. Na hora de salgar, utilize sal em spray. "Além de temperar por igual, essa salmoura hidrata a pipoca, corrigindo o ressecamento causado pela ausência de gordura", completa Rodrigues.
Paçoca: Um pedaço de paçoca de 30 gramas tem 150 Kcal. A nutricionista afirma que o doce de abóbora, a batata-doce, a maçã do amor, o pé-de-moleque e a paçoca são os grandes vilões, pois são preparados com uma grande quantidade de açúcar. Os dois últimos, por serem feitos à base de amendoim, também contêm muita gordura e, por isso, devem ser saboreados com mais moderação ainda.
Uma maçã do amor esconde exorbitantes 462 Kcal, praticamente um hambúrguer bem recheado.
Maça do amor:
Bolo de fubá: Já um pedaço de bolo de fubá com goiaba de 30 g tem 100 Kcal. Rico em carboidratos e com elevado teor energético, o milho ainda é boa fonte de fibras e vitamina A. Segundo a nutricionista Kátia Terumi Rodrigues do Complexo Hospitalar Edmundo Vasconcelos, as calorias podem ser reduzidas para 222 (100g) optando por leite desnatado e adoçante artificial para forno. A mesma substituição pode ser feita para o bolo de milho, reduzindo as 311 calorias para 178 (100g).
Canjica: Se a sua preferida é a canjica, 100 g têm 226 calorias. Segundo a nutricionista Kátia Terumi Rodrigues do Complexo Hospitalar Edmundo Vasconcelos, a canjica pode ser preparada com leite desnatado e adoçante artificial, diminuindo de 226 para 165 calorias (100 g).
Doce de abóbora tem 86 Kcal em 35 gramas.
Doce de abóbora:
Se você gosta de pinhão cozido, saiba que em 5 unidades são 90 Kcal.
Pinhão:
Pamonha: No caso da pamonha (100g = 171 calorias), a nutricionista Kátia Terumi Rodrigues, do Complexo Hospitalar Edmundo Vasconcelos, indica dar preferência para adoçante artificial, leite desnatado e margarina light no preparo do prato, o que reduz para 162 calorias a cada 100g.
Tapioca: Rica em carboidratos e com elevado teor energético, a tapioca é produzida a partir da mandioca. Porém, o valor calórico varia de acordo com o tipo de recheio. Deste modo, a dica é optar por recheios de frutas, evitando combinações com muito açúcar, leite de coco e leite condensado. O Romeu e Julieta, por exemplo, pode ficar menos calórico ao escolher geleia de goiaba diet (uma colher de sopa = 68 calorias) e queijo minas light (1 fatia pequena de 20g = 28 calorias), é o que explica a nutricionista Kátia Terumi Rodrigues do Complexo Hospitalar Edmundo Vasconcelos.

Nenhum comentário:

Postar um comentário