quali nutri consultoria

quarta-feira, 11 de julho de 2012

Organizando a geladeira



A geladeira doméstica conta com temperaturas variáveis de acordo com a prateleira, sendo as prateleiras mais altas aquelas com temperaturas mais baixas (mais frias), reduzindo gradativamente até a gaveta, onde a temperatura é mais alta (menos fria).


A organização dos alimentos na geladeira deve seguir uma regra simples:
Alimentos mais perecíveis, como os prontos para consumo, ficam nas prateleiras superiores. Neste grupo incluímos leite e derivados, frios, maionese, alimentos já cozidos.
Nas prateleiras intermediárias armazenamos produtos semiprontos, como aqueles já cortados ou ralados para serem adicionados em preparações.
Na parte mais baixa da geladeira ficam os produtos crus, como legumes e frutas.

Ovos Os ovos são produtos muito perecíveis e de alto risco para o desenvolvimento de Salmonella, por isso o local ideal para seu armazenamento não deve ser a porta da geladeira. Estes devem ser armazenados no interior da geladeira, nas prateleiras intermediárias, em caixa limpa e protegida de quebras acidentais.

A porta da geladeira
Na porta da geladeira devem ser armazenados apenas produtos não perecíveis como garrafas de água e refrigerante, caixas de suco ainda fechadas, temperos, chocolates.


Lembre-se: molho de tomate não é tempero. O ideal é que se utilize todo o conteúdo da caixa ou lata após sua abertura. Caso isso não ocorra, transfira o restante para um pote com fechamento hermético e consuma até, no máximo, três dias após a data da abertura.


Antes do armazenameno no interior da geladeira todos os produtos devem ser devidamente higienizados, ou seja, lavados em água corrente e com produtos adequados a cada alimento.


Nenhum comentário:

Postar um comentário