quali nutri consultoria

quarta-feira, 23 de novembro de 2011

Você conhece os efeitos dos prebióticos para a saúde intestinal?

Muito se é falado sobre o uso de prebióticos, principalmente no âmbito da nutrição clínica. Mas você realmente sabe como eles agem no nosso organismo e onde podemos encontrá-los?

Bem, primeiramente é importante lembrar que os prebióticos são fibras classificadas como solúveis/ funcionais, fermentáveis por bactérias anaeróbias naturais do cólon. Vale salientar que todo prebiótico é fibra solúvel, mas nem toda fibra solúvel é um prebiótico!

Estes compostos são conhecidos como polissacarídeos não hidrolisáveis, responsáveis por estimular o crescimento de bactérias benéficas do intestino, mais especificamente as Bifidobactérias e os Lactobacillus.

Dentre os prebióticos mais conhecidos, destacam-se a inulina, os frutooligossacarídeos (FOS) e a lactulose. Que alcançam intactos ou praticamente intactos o intestino grosso, sendo fermentados pela microbiota colônica. Esse processo resulta na produção ácidos graxos de cadeia curta (AGCC) denominados acetato, butirato e propionato, além de promover a diminuição do ph devido a produção de ácido lático.

Os AGCC produzidos a nível colônico induzem o aumento da absorção epitelial de íons sódio e consequentente da água, promovendo a lentificação do trânsito colônico. Ideal para o tratamento de crises diarréicas. Deve-se salientar ainda, que a formação de ácido lático durante a fermentação dos prebióticos, diminui o ph colônico, reduzindo o crescimento de bactérias patogênicas e favorecendo a absorção de íons, mais expressivamente do cálcio. Servindo-nos de alerta para os pacientes que apresentam deficiência de cálcio, cujo um dos fatores a serem avaliados deve ser a ser a saúde intestinal em que possivelmente pode-se detectar a disbiose. Fator que contribuiria para a ineficiência da absorção do mineral.


Os prebióticos podem ser encontrados principalmente na banana, alho, cebola, alho, alho-poró, tomate, chicória, alcachofra, centeio, trigo e cevada.

Nota-se a importância de uma alimentação equilibrada, com a inclusão de diversos grupos alimentares a fim de fornecer os mais variados nutrientes e manter o equilíbrio orgânico. Lembre-se: o cuidado com o sistema gastrointestinal auxilia na manutenção da saúde de todo o organismo

Nenhum comentário:

Postar um comentário