quali nutri consultoria

sábado, 26 de maio de 2012

A alimentação pode curar a artrite?


É comum ouvir pessoas dizendo que eliminar alimentos como tomate, batata e pimentão ou até mesmo tomar determinados suplementos ou adicionar mel, vinagre ou ervas à comida amenizam os sintomas da artrite. Porém, não há nenhuma evidência científica comprovada que a mudança da dieta possa curar doenças das articulações.

Atualmente alguns testes mostraram que a alimentação com pouca gordura saturada e rica em ômega-3 tem leve efeito antiinflamatório, mas, infelizmente as evidências ainda são insuficientes para afirmar a sua eficácia.

Uma atitude recomendável para amenizar os sintomas de artrite é manter um estilo de vida saudável, com uma dieta balanceada, que inclua alimentos dos 5 grupos, que por sua vez, contenham pouca açúcar e gordura. Outras dicas são:

- Evitar dietas radicais e jejum
- Beber bastente líquidos (não alcoólicos)
- Manter o peso saudável

Ainda que não exista algum alimento específico para amenizar os sintomas da artrite, os alimentos podem sim prevenir o surgimento desta doença. A Organização Mundial da Saúde recomenda que as pessoas comam ao menos 400g de frutras, verduras e legumes por dia, e numa série de estudos observou-se que a quantidade ótima era a partir de 600g por dia. No caso da artrite, uma alimentação rica em vitamina C ou D diminui em três vezes o surgimento da artrite.

A prática de atividade física também é muito importate, a fraqueza do quadríceps, músculo que fica na frente da coxa, está associada ao desenvolvimento de artrite no joelho.

A chave de tudo é ter uma boa alimentação e realizar a prática de exercícios físicos, para isso, procure uma nutricionista e um educador físico!

Nenhum comentário:

Postar um comentário