quali nutri consultoria

sexta-feira, 23 de março de 2012

Segurança Alimentar também em casa!

Segurança alimentar é coisa séria! Mais da metade dos casos de contaminação alimentar tem origem nas nossas próprias casas e muitas vezes nem percebemos onde erramos. Confiram a seguir os erros mais comum que ocorrem nas nossas casas.

1) Tampas de potes de plástico tipo tapeware, fundo de liquidificador, pás de batedeira, ente outros que são mal lavados. A crosta de sujeira difícil de retirar acumula bactérias. É ideal usar escovas e ter paciência para limpar as partes difíceis, uma vez bem limpo fica mais fácil manter assim.

2) Esponja de cozinha muito velha! É um travesseiro de bactérias não uma esponja!! Você pode deixá-la de molho em água clorada para limpá-la, mas de modo geral as esponjas devem ser trocadas pelo menos a cada quinze dias dependendo do volume de louças de sua casa.

3) Pano de prato: Geralmente na cozinha sempre tem um pano separado para a louça e uma toalha para ser usada somente para as mãos. Há quem use um pano para louças e o mesmo pano para pegar panelas quentes, para mão e rosto e que na distração ainda vai parar pendurado na cintura ou no pescoço. Panos de prato devem ser trocados regularmente e em uma cozinha movimentada devem ser trocados todos os dias.

4) Lavar comida (folhas, frutas, carnes, etc) colocando-as dentro da cuba da pia: A pia da cozinha tem quantidade imensa de bactérias. Seus alimentos não devem tocar a pia. Utilize bacias e/ou escorredor tipo de macarrão.

5) Comida sendo descongelada fora da geladeira de um dia para o outro na água e ainda ficam na pia por horas depois de amolecidas. O correto é descongelar o alimento dentro da geladeira. Se você esqueceu sua carne no freezer utilize o microondas.

6) Comida guardada na geladeira dentro de panelas. Panela de alumínio é tóxica, não serve para armazenar alimentos. O ideal é transferir o alimento para um pote de inox ou vidro.

7) Paninho de pia: Geralmente fica ali o dia inteiro juntando restos de comida e bactérias no tecido. Quem não conseguir viver sem ele, é interessante lavá-lo diariamente e colocá-lo em água clorada.

8) Esponja da pia da cozinha sendo usada com produtos de limpeza pesada e impróprios como desinfetantes. Produtos de limpeza não devem ser usados em louças, são tóxicos! Uma vez em contato com a esponja essa deve ser separada para limpeza da casa ou até mesmo descartada.

9) E para terminar, as tábuas de corte de madeira velha demais ou de polietileno encardidas e corroídas! As de polietileno devem ser lavadas e muito bem esfragadas com solução clorada. A de madeira velha deve ser descartadas!

Caso você não encontre a solução clorada, é só fazer em casa: 1 litro de água para 15 ml de água sanitária (aquela comum sem aroma e sem corante com 2% a 2,5% de cloro ativo).

Outra dica, os potinhos de plástico podem juntar bactérias que não saem com uma lavagem comum e a comida armazenada ali pode estragar mais rápido. Depois de lavar deixe seu potes de molho em uma solução clorada ou borrife álcool 70° e deixe-as secando naturalmente. Faça esse procedimento principalmente depois que algum alimento estragou dentro do pote

Nenhum comentário:

Postar um comentário