quali nutri consultoria

segunda-feira, 16 de abril de 2012

O poder do Azeite de oliva

Azeite: Enriquece os alimentos com seu maravilhoso sabor, e ainda proporciona ganhos à saúde, já que em sua composição encontramos os importantes nutrientes: ômega 6 e 9, vitamina E e diversos antioxidantes!

Um estudo recente analisou a influencia da alimentação no envelhecimento normal do sistema circulatório e concluiu que o azeite de oliva e outros alimentos ricos em ácidos graxos monoinsaturados melhoram a função arterial em pessoas idosas, comparado a outras dietas pobres em gorduras ou ricas em gorduras saturadas.

Esse coquetel de nutrientes presentes no azeite de oliva resulta em um aumento do colesterol HDL, conhecido como o bom colesterol, e diminui as taxas de LDL, que em excesso é prejudicial a nossa saúde. Além disso, protege as artérias do coração, regula a pressão arterial, reduz a glicemia, auxilia no processo de emagrecimento e ainda nos protege contra diversos tipos de câncer.

Além de tudo isso, as substâncias encontradas no azeite, agem na parede dos vasos sanguíneos, evitando a proliferação de placas de ateroma, responsáveis pela dificuldade de circulação do sangue, o que obriga o coração a bombear mais depressa e mais forte. O azeite tem ação anti-inflamatória e modula o sistema imunológico, aumentando a resistência contra infecções, ou seja, ele faz com que o corpo tenha uma maior proteção contra micro-organismos.

Tipos de azeite

Azeite extra-virgem: A extração se dá por um processo mecânico de prensa a frio da azeitona, desta forma obtém-se o azeite extra-virgem. Por esse motivo, ele é o mais puro e sua acidez é de no máximo 1% (os melhores estão entre 0,4 e 0,5%). Após a prensagem, ele é apenas filtrado, conservando um sabor acentuado. Seu consumo é recomendado cru, em saladas, queijos, pães ou em receitas que não necessitem ir ao fogo.

Azeite virgem: É extraído na segunda prensagem da azeitona. Sua acidez pode ser de até 2% e o seu sabor é menos acentuado em relação ao extra-virgem e um pouco mais adocicado. É indicado para os processos de cocção no fogo.

Azeite refinado: É obtido após o refino do virgem. Esse tipo passa por processos de descoloração, desodorização e neutralização. É mais utilizado em frituras. Tem acidez máxima de 0,3%.

Azeite puro: É uma mistura entre os azeites refinado e virgem. Como são menos concentrados, o sabor é suave e o seu preço muito menor do que os demais. É indicado para as preparações em geral, como carnes, arroz, feijão, molhos, frituras, doces e bolos.

Bagaço: Produto obtido do bagaço e/ou caroço da azeitona. Tem adição de outros óleos para alterar o sabor e o aroma.

Agora que vocês conhecem os benefícios do azeite, e os tipos, é só incluí-lo na sua dieta!

Nenhum comentário:

Postar um comentário