quali nutri consultoria

quinta-feira, 4 de agosto de 2011

Coisas que você precisa saber sobre a Vitamina C

 


A vitamina C, nossa velha conhecida, é encontrada na natureza como ácido ascórbico.  A maioria dos animais vertebrados pode sintetizar o ácido ascórbico a partir do ácido glicorônico, ou seja não depende do aporte externo. Já o homem, como certos macacos e alguns poucos mamíferos,  é totalmente dependente do fornecimento dietético da vitamina C. Estudos mostram que essa incapacidade está relacionada a falta de uma enzima (gluconolactona-oxidase, que por limitação genética, não se forma nos microssomas hepáticos desses animais) que participa da última etapa da biossíntese de vitamina C.

Vitamina C Alimentos

A absorção da vitamina C é feita na parte proximal intestino delgado, circula pelo sangue e atinge suas maiores concentrações no córtex supra-renal, na hipófise, no cérebro e no pâncreas, excretando-se o excesso pela urina (os rins são o principal órgão excretor). Em casos de megadoses suplementares (>3g), quantidades cada vez maiores são excretadas pelas fezes.

Existem três versões da mesma vitamina: em cápsula, efervescente e alimentos. Em cápsula, nessa versão é necessário que a cápsulas se rompa para que a vitamina seja absorvida pelo organismo. Efervescente, é absorvida rapidamente, pois a vitamina C é hidrossolúvel. Mas o efeito final é o mesmo. Nos alimentos, organismo reconhece, absorve e aproveita o ácido ascórbico natural. OBSERVAÇÃO: Prefira comer alimentos ricos em vitamina C a tomar a substância sintética.

Importância e funções no organismo humano:

1. Formação de Colágeno

A vitamina C é essencial para a produção de colágeno, proteína que dá resistência aos ossos, dentes, tendões e paredes dos vasos sanguíneos. Estudos mostram que a carência de vitamina C pode causar falha e deficiência na formação de colágeno, sendo que a  pele da mucosa gengival e ossos podem ser os tecidos mais afetados nessa condição.

2. Estrutura Dentária

Muitos estudiosos afirmam que a carência de vitamina C afeta significativamente as estruturas dentárias. A vitamina C é muito importante para o periodonto. Seus deficits podem causar instabilidade do dentes ( as fibras periodontais não são renovadas, enfraquecendo o suporte ligamentoso do dente) e gengivite hemorrágica (fenômenos vasculares: capilares dilatados, aumento do fluxo local e inchaço por edema, que se inicia nas papilas intermediárias e logo após se espalha).

3. Vasos Sanguíneos

Na deficiência de vitamina C, os vasos sanguíneos se tornam mais frágeis, produzindo-se hemorragias.

4. Metabolismo das Proteínas

A vitamina C auxilia na biossíntese de certos aminoácidos, como tirosina e fenilalanina, e participa da desaminação de proteínas.Vitamina C

5. Respiração Celular

A vitamina C age na regulação do ciclo respiratório da mitocôndria e nos microssomas em conjunto com a vitamina B15.

6. Papel Antioxidante

A vitamina C é um importante agente antioxidante, pois em dosagem adequada reduziria a taxa de formação de espécies reativas de oxigênio (ROS) (Douglas, 2006). Atua como co-fator nas reações enzimáticas, como varredor os radicais livres nos processos antioxidativos e como um componente nas reações de hidroxilação que proporcionam estabilidade aos tecidos conjuntivos e permitem a cicatrização das feridas.

7. Imunidade

A vitamina C ativa a imunidade mediada por células, principalmente, mas também a imunidade humoral, pois aumenta os níveis de IgA, IgM e a fração C3 do complemento, e eleva a produção de interferon pelos fibroblastos embrionários humanos.

8. Respiração

Estudos identificaram que quando maior é o consumo de ácido ascórbico, maior é a função pulmonar, especialmente avaliando o volume expiratório forçado em um segundo, fenômeno possivelmente associado ao efeito na elasticidade pulmonar.

9. Fadiga

Em altas dose, a vitamina C exerce efeito benéfico sobre a resistência a fadiga, especialmente durante o esofrço muscular intenso e de curta duração.Em estudo realizado com grupo de voluntários sadios e condição física média foi demonstrado que o consumo de 1g/dia de vitamina resultou em aumento da capacidade de trabalho físico.


10. Fontes Alimentares

É encontrada em frutas e vegetais. As frutas são a fonte mais importante, destacando-se, em primeiro lugar, a acerola e, logo a seguir frutas de uso habitual, como o tomate, frutas cítricas (limão, laranja, tangerina, etc) ou morangos. Nos vegetais existem concentrações menores de ácido ascórbico, mas importantes como no agrião, salsa, brócolis, repolho, mostarda, ervilha, nabo, espinafre, pimentão, na couve-flor, no broto de feijão, nos grãos etc.

11. Consumo e Atividade Vitamínica

As frutas devem ser consumidas cruas e frescas. Recomenda-se cortar os legumens o menos possível. Aparentemente, perde-se menos a atividade vitamínica quando as frutas são refrigeradas. O armazenamento modertno, sob temperatura controlada, minimiza as perdas de vitaminas C. Em alimentos esterilizados, inteiramente preservados ou bem congelados, as perdas podem ser enormes.

A  ingestão recomendada é um ponto de muita discussão e controvérsia. Biesalski, Grimm (2007), Douglas (2006)  comentam que 100 a 200mg/dia são necessárias para manter concentrações máximas no plasma e tecidos.

Estudos mostram que ingerir 500 miligramas de vitamina C por dia reduz a incidência de várias doenças.

12. Megadoses

A ingestão de vitamina C em quantidades maiores (>1g/dia) pode aumentar a excreção urinária de oxalato acelerando a formação de cálculos renais nos indivíduos suscétiveis. Nos indivíduos com deficiência de ferro, as megadoses de vitamina C podem destruir quantidades significativas de vitamina B12. Em pessoas sadias, o uso frequente de suplementos de vitamina C podem causar irritação ao intestino e diarréia. A ingestão exagerada de vitamina C pode causar, em certas pessoas, aumento do metabolismo do cálcio e do fosfato, o que pode ajudar ou prejudicar na formação dos ossos.
Fonte: Douglas, CR. Funções das Vitaminas. In: Douglas CR (ed). Fisiologia aplicada à nutrição. Rio de Janeiro: Guanabara Koogan, 2006. p.74-104 / ANutricionista

Nenhum comentário:

Postar um comentário