quali nutri consultoria

sexta-feira, 30 de setembro de 2011

Conheça a Linhaça Dourada

Conheça a Linhaça Dourada

A linhaça é um alimento que contém nutrientes básicos (proteínas, carboidratos, fibras e gorduras), possui elementos que diminuem os riscos de algumas doenças, aumenta a defesa orgânica e ainda é capaz de diminuir o envelhecimento celular.  Por tudo isso ela é considerada um alimento funcional.

Na semente de linhaça são encontrados ácidos graxos poli-insaturados como, por exemplo, ômega 3 e ômega 6, além de fibras alimentares que afirmam as propriedades de alimento funcional. Entre todas as sementes que existe na natureza a semente da linhaça é a fonte mais rica de ômega 3.

Além da linhaça ser fonte de ômega 3 e ômega 6, ela ainda contêm vitaminas, minerais e lignana. A semente de linhaça é a mais rica fonte de lignana, e esse componente é capaz de prevenir o câncer de mama, pois contém 27 componentes anticancerígenos e apresenta uma estrutura similar do estrógeno que auxilia na prevenção dos sintomas da menopausa.

As fibras presentes na linhaça normalizam os índices de glicose e colesterol presentes no sangue, regulam o intestino e previnem o câncer de colón. A gordura presente na linhaça é antioxidante, proporcionando muitos benefícios para o organismo, ela impede a formação de placas de ateroma e previne doenças cardiovasculares, ajuda a construir moléculas de hemoglobina que transportam oxigênio pelo sangue, renova as células, estimula a produção de prostaglandinas que auxiliam na circulação sanguínea e ainda remove o excesso de sódio nos rins, diminui a retenção de líquidos e ainda atua no sistema imunológico.

Tanto a linhaça marrom quanto a dourada contém vitamina A, E, B1, B12, zinco, ferro, fósforo, potássio, sódio, magnésio, selênio e manganês. É por isso que a linhaça é tão importante para o organismo.

Agora que você conhece todos os benefícios da linhaça dourada, que tal incluí-la na sua dieta? Aqui vai uma dica:

Vitamina de linhaça
Ingredientes:
  • 1 copo de 200ml de leite de soja ou leite semi-desnatado.
  • 1 colher de sopa de farinha de linhaça dourada.
  • 1 banana-prata.
Modo de Preparo:

Bater todos os ingredientes no liquidificador.
A Vitamina deve ser ingerida até as 20hs, pois após esse horário o metabolismo está mais lento.
Opcional: ingerir com 3 torradas integrais ou 2 fatias de pão integral com geleia de ameixa.

Nenhum comentário:

Postar um comentário